Páginas

sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

A Última Tragada" Editora Harbra

Livro sobre tabagismo contém passo a passo; aborda com propriedade assuntos ligados ao tema entre os quais transtorno bipolar, testes de Auto-Avaliação além de depoimentos de ex-fumantes. É um livro feito por um ex-fumante que, não somente venceu a batalha contra o fumo, mas de um médico especialista no assunto.

O livro "A Última Tragada" do Dr. Celso Lopes de Souza lançado pela editora Harbra, apresenta vários motivos convincentes estimulante para os interessados em deixar de fumar, e salienta também que " livrar-se do vício de fumar pode ser comparado ao ato de enfrentar uma batalha e, mais do que nunca, é preciso estar preparado para ela." A sensação de independência, transgreção e rebeldia, são alguns dos motivos pelos quais os jovens se envolvem com o cigarro, o tabagismo. O livro escancara as mazelas causadas pelo tabagismo de forma simples, quase didática. "Alguns segundos depois de uma tragada, a nicotina atinge o sistema nervoso. A Aceticolina, semelhante com um neurotransmissor, a nicotina ganha acesso a todas as regiões do cérebro, assim, passar a ativar vias que são normalmente ativadas pela aceticolina. Porém, o médico esclarece que, a nicotina não é boazinha, mas não é a grande perversa da história. Não é ela que mata, mas sim as outras substâncias liberadas pelo cigarro. Uma forma simples de verificar é o fumante olhar as pontas dos dedos que costuma segurar o cigarro. Ou que vá ao espelho e observe a coloração da língua e dos dentes. Assim, pode ver os efeitos do alcatrão, líquido escuro e parecido com o petróleo presente no cigarro. Para que se tenha uma ideia, quem fuma um maço de cigarro por dia lança em seu organismo cerca de um copo de alcatrão por ano. "Na composição dessa mistura está presente uma verdadeira "máfia" de moléculas, dentre elas o benzopireno{Leia página 57}, e na página 85, um passo a passo avalia o estado do fumante e estimula-o a deixar o vício.


O livro contém testes de Auto-Avaliação como Depressão: inventário de depressão de Beck onde o leitor pode responder assinalando a opção que melhor represente seu atual estado de espírito, e Transtorno de humor bipolar; o Escore de Fangerstrom, teste respeitado e utilizado para avaliar o grau de dependência da nicotina e a interpretação do teste. O livro também desmistifica que: fumar até cinco cigarros por dia não afetaria a saúde. "Não há níveis seguros para consumo de cigarros" [pág 62]. Não é apenas mais um livro de capa sombria e que visa esclarecer a todos sobre malefícios do cigarro. E sim, uma peça essêncial aos que realmente desejam parar de fumar. É um livro feito por um ex-fumante que, não somente venceu a batalha contra o fumo, mas de um médico especialista no assunto.

Segundo a [OMS] Organização Mundial de Saúde, o tabagismo é a principal causa de morte evitável no mundo. Ainda segundo a OMS, estima que um terço da população mundial adulta, ou seja, 1 bilhão e duzentas milhões de pessoas seja fumante. O número de mortos pelo tabagismo em todo mundo é de 5 milhões por ano, algo em torno de 10 mil mortes ao dia. {Para adquirir este e outros títulos acesse site abaixo}



Sobre o autor

Celso Lopes de Souza, é médico formado Escola Paulista de Medicina {UNIFESP}. É autor de artigos técnicos sobre os mecanismos cerebrais de dependência da nicotina, é diretor de uma clínica antitabagista. Membro do grupo de estudos de Transtornos do Deficit de Atenção /Hiperatividade da UNIAD/UNIFESP. Também minsitra palestras na área de psiquiatria - incluindo o tabagismo. Suas palestras já foram ouvidas por mais de 12 pessoas.



Agência FM Noticiosa - agradecimentos:

Bruno Zanini - supervisor
Editora Harbra: http://www.harbra.com.br/
{0xx 11} 5084-2482 / fax 5575-6876
Diretor Geral: Júlio E. Emöd

Autor: Dr. Celso Lopes de Souza
Editora: Harbra
N* páginas: 96
ISBN - 85-294-0296-0
Valor: De: R$ 29,50 Por: R$ 27,72

Ficha técnica

Supervisão Editorial: Maria Pia Castiglia
Edição de textos: Sílvia Ricardo
Assistente Editorial: Grasiele L.Favatto Cortez
Revisão de provas: Ana Lúcia Mendes Antonio

Capa: Fernando Mendes
Fotos de capa: Hannes Hepp/Getty Images
Editoração eletrônica: Fernanda Rezende Horácio

Nenhum comentário: