Páginas

segunda-feira, 30 de novembro de 2009

História da Cultura Jurídica

Autores mostram estilos pretores e jurisconsultos que influenciam até hoje no sistema e decisões jurídicas.

A obra aborda o direito romano de forma inovadora. A preocupação dos autores não é exatamente a de sistematizar os conteúdos do direito romano como geralmente aparecem em outros livros que se dedicam ao assunto, pelo contrário, mostram que a influência do direito romano sobre o direito contemporâneo se exerce não por meio dos conteúdos do Corpus Juris Civilis, mas por intermédio do estilo tópico-retórico desenvolvido e usado pelos jurisconsultos e pretores romanos no trato dos problemas jurídicos.Os autores mostram que a tópica é uma técnica de pensar por problemas, desenvolvida pela retórica que migra da filosofia grega para a jurisprudência romana e desta para o direito das sociedades contemporâneas. {}Os autores mostram que o estilo dos pretores e jurisconsultos influencia até hoje a tecnologia jurídica e as decisões dos Tribunais. O estilo dos romanos, enfim, não foi superado, pelo contrário, tem sido constantemente renovado e retorna com todo vigor nos tempos atuais, constituindo uma alternativa tanto para aprofundar o estudo do direito como para superar os limites impostos pelo paradigma jurídico dominante (o positivismo jurídico).

Sobre os autores:

Olney Queiroz Assis Advogado. Mestre e Doutor em Filosofia do Direito e do Estado pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Bacharel em Direito pela PUC/SP, licenciado em Filosofia pela USP/SP. Atua como professor no Complexo Jurídico Damásio de Jesus, na Faculdade de Direito Prof. Damásio de Jesus (FDDJ), nos Cursos de Pós-graduação da Escola Paulista de Direito (EPD), da Escola Superior da Advocacia – ESA – OAB/SP e no Curso de Mestrado do Centro Universitário Eurípedes de Marília (Univem). Foi professor do Curso de Pósgraduação da Instituição Toledo de Ensino (ITE), dos Cursos de Pós-Graduação da Faculdade de Direito da Universidade São Francisco/SP, do IBET – Instituto Brasileiro de Estudos Tributários.Tem diversos livros publicados e inúmeros artigos em revistas especializadas na área jurídica.
Vitor Frederico Kümpel

Magistrado desde 1993, exerce atualmente suas funções na 27.ª Vara Cível Central da Comarca de São Paulo. Doutor em Direito Civil pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. Professor de Direito Civil e Direito Processual Civil no Complexo Jurídico Damásio de Jesus. Professor de Hermenêutica Jurídica, de Propriedade Imaterial, de Direito Registral e de História do Pensamento Jurídico na Faculdade Damásio de Jesus. Professor na Pósgraduação strictu sensu na UNIMES (Universidade Metropolitana de Santos). Coordenador da Especialização de Interesses Difusos e Coletivos na Escola Paulista de Direito. Exerce o magistério desde 1994. Autor de obras e de artigos em revistas e jornais da área jurídica. Participa como palestrante de eventos jurídicos.
Formas&Meios agradecimentos:
Andréa Xavier - Companhia Editora Forense
Editora Método: http://www.editorametodo.com.br/

Nenhum comentário: