Páginas

sábado, 26 de setembro de 2009

José Antonio da Silva:100 anos


Silva um tipo de personagem que serviu àquele momento onde o meio precisava de uma arte pura, ingênua e genuinamente brasileira; e uma certa inteligência plástica.

Estreia mostra com 25 telas do pintor José Antonio da Silva, um dos mais bem-sucedidos artistas primitivista do País. Suas telas traduzem as paisagens do interior paulista e dão amplidão das plantações de algodão, campo de café e de cana, boiadas. Essa foi a vertente escolhida pelo artista plástico Paulo Pasta para esta exposição " Nasci Errado e Estou Certo, em comemoração aos 100 anos do artista. São paisagens e naturezas-mortas colhidas em quatro coleções particulares que, segundo Pasta, representa a maior maturidade de José Antonio da Silva. As telas de Silva não são de simples registros, imprimem uma certa dinâmica; as coisas estão sempre em transformação. Nelas ele aborda o seu universo interiorano como queimada das árvores, troncos cortados sempre permeiam suas telas.

Perfil

José Antonio da Silva, nasceu em Sales de Oliveira, 1909, e viveu em São José do Rio Preto, ambos municípios do Estado de São Paulo. Filho de um carreiro de bois, tinha como sua fonte de sobrevivência o universo da lavoura exemplo plantação de café e algodão, e nela se inspiraria. Sua carreira teve início no desenho e depois passou para pintura em flanela. Ao levar três telas para o Salão de Arte e Cultura de São José do Rio Preto, 1946, ele contou com uma ajudinha da sorte também. Visitando o Salão estavam Paulo Mendes de Almeida e João Cruz da Costa, que passaram a admirar sua obra em flanela, e o nome do artista ganhou ascensão. Silva participou de Bienais em São e em Veneza, Itália. Apesar de sempre ter se achado um artista, e sem modéstia, somente aos 37 anos foi quando tomou coragem para expor seus trabalhos. O pintor deixou vasto legado pictórico. E isso fazia dele uma pessoa muito vaidosa, mais parecia nunca ter ouvido a palavra modéstia. O pintor falecido em 1996, considerava-se um gênio tanto quanto os pintores que ele admirava; Pablo Picasso, Van Gogh e outros.

Fazendo parte das comemorações de seu centenário de nascimento, um debate será realizada dia 30 de outubro as 20h00,na Galeria Estação, com participação do curador e artista plástico Paulo Pasta e do escritor Romildo Sant'Anna.

Nasci Errado e Estou Certo

Galeria Estação:rua Ferreira de Araújo, 625
Seg., sex., das 11h00 às 19h00 - Sáb., até 15h00
De 25/9 à 14/11 - Grátis
11/ 3813-7253

Nenhum comentário: