Páginas

sexta-feira, 17 de julho de 2009

Vila na Barra Funda é tombada

Vila onde Castelo Ra-tim-bum foi gravado está protegida pelo Condephaat

Um conjunto de 14 casas o Parque Residencial Savoia localizada na rua Vitorino Carmilo, Barra Funda, zona oeste de São Paulo, foi construída em 1939 como residência de classe média alta. Com seus tijolos aparentes e sua arquitetura eclética, ornamentadas com azulejos, colunas no estilo grego e gárgulas chamam atenção dos que passam pelas confluência das ruas Eduardo Prado e Alameda Ribeiro da Silva, que param e admiraram o casaril, que nos anos 80 entrou em degradação e virou um cortiço. Em um processo que durou 15 anos, fora tombada pelo Conselho de Desfesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo, e o aparecer publicado em 16 de julho no Diário Oficial, para contentamento dos Iungano, os proprietários da vila.
Nos anos 1990 a vila tornou-se conhecida pelos inúmeros filmes publicitários e programas de TV's como Ra-tim-bum, TV Cultura. Várias campanhas publicitárias foram gravadas ali. Recentemente, Ivete Sangalo gravou a campanha da Avon Cosméticos. A Rede Record e Bandeirante também já se utilizaram da locação para gravar sua telenovelas. O filme "Amigo Secreto" {2004}, de Márcio Salem, foi rodado na vila também.

O conjunto residencial é um projeto do engenheiro Arnaldo Maia Lello, também autor do projeto do antigo Cine Teatro Paramount {no início: Avenida Brigadeiro Luiz Antonio}, atual Teatro Abril. {Foto: http://www.garapa.org/ }

Nenhum comentário: