Páginas

quarta-feira, 13 de maio de 2009

Museu Islâmico

No Catar, Museu Islâmico apresenta obras com intenção de aproximar civilizações

Construído em uma ilha artificial localizado a 60 metros da costa da capital do Catar, Doha, custou US$ 300 milhões. O Museu de Arte Islâmica está exibindo obras de várias culturas e religiões como uma aproximação entre as outra civilizações e seu mundo. O museu foi criado para exaltar a arte islâmica em diferentes épocas. Como mostra de tolerância, em sua mais recente mostra, denominada “ Além das Fronteiras: arte islâmica através das culturas, reuniu acervo de outros museus e a influências islâmica em outras civilizações. A direção da instituição tem como meta a construção de cooperação e confiança nas comunidades e fés religiosas.

A ferramenta foi construída pelo Emir do Catar, o xeique Hamad bin Khalifa al-Thani, e sua esposa Mozah bint Nasser al-Missned. Mozah é enviada especial da UNESCO para a Educação desde 2003, é muito atuante na Aliança de Civilizações das Nações Unidas, que realizou sua segunda conferência há mais de um mês em Istambul, na Turquia, onde reuniu representantes de diferentes culturas para combater a o racismo e a discriminação.

Comprando acervos
Na coleção permanente do museu encontram-se manuscritos, livros, cerâmicas, trabalhos em metal e madeira, tapetes, tecidos e invenções científicas do mundo islâmico. O evento de inauguração aconteceu em novembro de 2008 com fogos de artíficio e shows para cerca de 1.000 convidados. O projeto é do celebrado arquiteto chinês-americano I. M. Pei, que resolveu deixar de lado à aposentadoria e realizar o projeto que durou 4 anos.

Segundo informou a direção do museu, o Emir do Catar começou a colecionar arte islâmica no início de 90, doando depois toda sua coleção para o atual museu. A partir daí, comprando coleções ao redor do mundo como Ásia Central, Espanha e Índia, no período correspondente ao século VII ao XIX.{Frank London Especial para AgênciaFM}

http://www.museum.sarawak.gov.my/

Nenhum comentário: