Páginas

segunda-feira, 9 de março de 2009

Museu - Centro de Arte Dos de Mayo

Quem viaja em busca de arte tem de colocar Mósteles no roteiro



Localizada a 18 km do centro de Madrid a cidadezinha de Mósteles, com sua população diferente da que circula pela capital: traços latino-americanos, árabes e africanos, sempre ficou de fora do rateiro turístico. Mas a arte se encarregou de mudar seu destino. Em maio de 2008, foi inaugurado o Centro de Arte Dos de Mayo, colocando-a no roteiro dos que viajam em busca de arte. O museu foi projetado especialmente para exibir arte contemporânea, e apresenta um acervo muito atrativo, programação com mostras temporárias. Suas praças de grandes dimensões indicam que podem ser expostas sem problemas.
O museu está instalado em um prédio do século XIX conhecido por Casona, na região central de Mósteles. O projeto museográfico é assinado pelo arquiteto Pablo Perez-Urruti. O acervo da instituição já ultrapassa os 1.800 itens. Há de tudo um pouco. Vídeos de artistas consagrados como Alberto Garcia, Rafael Lozano-Hemmer, Antoni Muntadas o prestigioso Antoni Tápies entre outros. As exposições buscarão privilegiar artistas emergentes. A boa programação e coleções que reunem destacados nomes internacionais pontuam o passeio antes muito usual. Além de exposições, o museu também promoverá ciclos de cinema.

Aquisições
Para incrementar o acervo o museu fará novas aquisições. A instituição vê na Arco, uma das mais importantes feiras de arte do mundo, o momento certo para adquirir obras premiadas para seu acervo. Assim, obras de artistas como a japonesa Kaoru Katayama e o uruguaio Martin Sastre já se encontram na coleção dos De Mayo. O museu funciona de terça domingo das 11h00 às 19h00, com entrada gratuita.

Mais informações:
34/91/276.0213
www.madrid.org/centrodeartedosdemayo

Nenhum comentário: