Páginas

terça-feira, 31 de março de 2009

Morre ator consagrado pelas chanchadas

Ankito tinha 85 anos e sofria de câncer no pulmão, segundo informou a mulher do humorista. Ankito fez fama na década de 1950 e atualmente atuava em "Zorra Total", na TV Globo.

Morreu na segunda-feira, 30, Anchizes Pinto, o Ankito, que interpretava o Usinhor, do programa "Zorra total". Ele foi um dos grandes nomes da chanchada nacional cujos filmes de humor fizeram sucesso na década de 1950. Sua primeira atuação no cinema foi "É fogo na roupa", 1952, e tinha a cantora Emilinha e a vedete Virginia Lane, entre outros, no elenco.
Segundo a esposa do ator, Denise Casaes, Ankito sofria de câncer de pulmão e estava se tratando havia um ano e cinco meses. Ela explicou também que a causa da morte, segundo os médicos, foi uma neoplasia pulmonar. Ankito parou de trabalhar há dois meses, quando a doença se agravou. No domingo (29), à noite, ele passou mal e foi levado para o Hospital Pedro Ernesto, em Vila Isabel, na Zona Norte do Rio de Janeiro, onde morreu nesta segunda.
Nascido em São Paulo, em 1924, Ankito teve contato com o mundo circense desde a infância, já que seu pai e seu tio atuavam com palhaços. Aos sete anos, o ator estreou no picadeiro, fazendo acrobacias e, mais tarde, guiando no “globo da morte”. Nos anos 1940, Ankito começou a se apresentar como acrobata no Cassino da Urca e, em seguida, ingressou no teatro. Em 1951, o ator chegou aos cinemas e em 1952, à televisão.

No cinema Ankito trabalhou em cerca de 30 filmes e chegou a substituir Oscarito, fazendo dupla com Grande Otelo em filmes como “Pistoleiro Bossa Nova” (1959) e “Um candango na Belacap” (1961). Na televião, Ankito também trabalhou na séries "Carga pesada", "Amazônia - De Galvez a Chico Mendes", "Sob nova direção" e "Engraçadinha, seus amores e seus pecados", além novela "Alma gêmea".
O enterro está marcado para as 11h no Cemitério do Catumbi.

Nenhum comentário: