Páginas

terça-feira, 3 de março de 2009

Burle Marx: "A Permanência do Instável"

O paisagista, designer e pintor Roberto Burle Marx ganha exposição no Paço Imperial, como parte das comemorações de seu centenário de nascimento. "A Permanência do Instável" apresenta 335 objetos entre gravuras, pinturas, aquarelas e um jardim suspenso.

A exposição tem curadoria do diretor da instituição Lauro Cavalcanti, que realizou uma ótima pesquisa sobre o trabalho de Burle Marx, não somente em documentos mas também em paisagismo, ao vivo. A mostra apresenta também guaches, que estão dispostas no primeiro andar do museu, e mais parecem vistas aéreas dos jardins projetados pelo artista, como se tinta e plantas se transformassem em um único componente. Em outro ponto importante da mostra, vê-se a maior tapeçaria criada por ele, medindo 26 metros largura por 3,3 de altura, feita em 1969.

Já no segundo pavimento está disposta a produção mais conhecida de Roberto Burle Marx, como por exemplo o paisagismo do Parque do Flamengo, 1961, calçada da Avenida Atlântica, 1970,[destaque] ambas no Rio de Janeiro; os Jardins da Pampulha, 1942, em Belo Horizonte; Parque do Ibirapuera, São Paulo, 1953; Jardins da Unesco, em Paris, 1963 entre outras. A exposição oferece oportunidade única para se compreender não só uma obra de Burle Marx, mas como ele pensava e produzia. LEIA mais sobre Burle Marx: http://formasemeios.blogs.sapo.pt/?skip=8&tag=centen%C3%A1rios

Paço Imperial - Rio de Janeiro
Praça XV de novembro, 48, centro
[21]2533-4407
De terç. à dom, das 12h00 às 18h00
Até 22/03
Entrada franca

Nenhum comentário: