Páginas

segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

Abraham Lincoln - 200 anos [1.809 - 1.865]

Reverenciado por sua combinação de fé e modéstia ele ocupa um lugar incomum entre os homens. Sintetiza a ideia de identidade norte-americana. Foi definido acidamente por seu críticos como " mãos grandes demais para usar luvas de pelica brancas", "rosto enrugado e imagem tão caseira quanto de um campo arado" entre outras.

Sobre Abraham Lincoln já foram escritos milhares de livros nos últimos 150 anos, e o interesse não diminui. Sua vida é esmiuçada nos pequenos detalhes tanto pessoal quanto militar e sobre o que acontecera naquele fatídico dia do assassinato, em 1865.Há uma constante reverência ao 16* presidente norte-americano, tanto no que se refere a guerra civil quanto ao líder que conduziu vitoriosamente os norte-americanos dando-lhes identidade. Sua imagem para os EUA é de semideus, o que é injusto, pois Abraham Lincoln faz parte de um seleto grupo, o grupo dos homens incomuns. Por muitos de seus colegas era chamado de simplório, um babuíno. Pelos críticos, um adepto do humor sujo ou um "caipirão político", palavras do abolicionista Wendell Phillips.

Piadista, desajeitado, manipulador e melancólico e infeliz no casamento, acusado de ser um ambicioso, tudo isso coloca-o no lugar de um ser incomum. Ele era superlativo em tudo. Existiram vários Lincoln ao longo dos tempos, arquétipos como o Salvador da União, Homem do Povo ou Grande Emancipador e o Homem que Venceu pelo Talento, mantém a figura de Lincoln incólume não só nos Estados Unidos da América como ao redor do mundo.
Nos anos 1950 teve sua imagem descrita como um menino do campo que aos poucos foi substituída pela de um líder, um sábio estrategista. Um prudente 'piloto' no navio da União entre os excessos dos ideólogos, abolicionistas de esquerda e os escravocratas de extrema direita. Também foi chamado de proponente de meias medidas e racista. Já em
1960, Abraham Lincoln fora descrito como um pioneiro dos direitos humanos, mas findaria criticado pelas lideranças contrárias.
Abraham Lincoln proferiu o mais celebre discurso de todos os tempos, "Gettysburg" com duração de dois minutos apenas. Teve seu discurso obscurecido pelo discurso do famoso orador da época Edward Eweret, feito logo após Lincoln, com duas horas de duração. Quando Lincoln concluiu pouco ou nenhum aplauso se ouviu. Sua ‘derrota’ ao discursar, coincidência ou não, em 1864 ele perderia as eleições e testemunharia a desintegração da União pela qual lutara tanto.
O Bismarck norte-americano
Lincoln tinha uma compreensão que nem os abolicionistas nem os confederados tinham, de que o futuro da liberdade constitucional era uma das mais dignas reformas e conquista social. Ele entendia que para tal era preciso uma nação forte e coesa. Um dos mais respeitados críticos literários dos Estados Unidos, Edmund Wilson, o definiu como o Bismarck norte-americano, ao colocar no contexto dos demais movimentos de unificação e construção de nações que surgiram nas décadas intermediárias do século XIX. Mesmo assim, Lincoln era preferencialmente inimigo da violência e do militarismo, ao se opor à agressão da guerra contra o México em 1848. Como explicar isso se foi ele um líder de guerra tão efetivo! O mais bem-sucedido dos presidentes no período de guerra. Ele teve seu governo definido pelas condições de guerra, além de ter autorizado ações de guerreiros destrutivos como Sherman e Grant. São mistérios a serem desvendados ainda sobre Lincoln, presidente norte-americano que governou o país no período da guerra civil entre 1861 e 1965.

Vários programas comemorativos aos 200 anos de nascimento do presidente norte-americano se estenderão até o fim do ano de 2009. Exposições lançamentos e relançamentos de livros.

Início

Abraham Lincoln (Hodgenville, 12 de fevereiro de 1809 — e morto em Washington, DC, 15 de abril de 1865) foi um advogado e político estadunidense. Foi o décimo-sexto presidente dos Estados Unidos da América, de 1861 a 1865, sendo o primeiro presidente eleito pelo Partido Republicano. Décimo-sexto presidente dos Estados Unidos, eleito em 4 de março de 1861, foi reeleito em 1864, e governou até 1865, quando foi assassinado. Sua eleição para a presidência dos Estados Unidos, em 1860, provocou manifestações que levariam à Guerra de Secessão.
Durante seu segundo mandato na Assembléia, Lincoln começou a estudar Direito e completou sua formação, tomou livros emprestados, estudou-os e, em 1836, obteve licença para exercer a advocacia. No ano seguinte mudou-se para a nova capital do Estado, Springfield, onde, juntamente a outros, constituiu um escritório de advocacia. Em 1842, casou-se com Mary Todd e, dois anos depois, montou um novo escritório em sociedade com William Herndon. Essa sociedade jamais foi desfeita. A prática da advocacia em Illinois não era especializada no tempo de Lincoln. Durante seis meses em cada ano, Lincoln integrava os tribunais itinerantes do estado percorrendo vários municípios e aceitando os casos que lhe eram apresentados. Sua atuação como advogado tornou-o conhecido em todo o Illinois. Em 1846, foi eleito para a Câmara de Representantes federal. De 1847 a 1849, Lincoln atuou no Congresso, onde se tornou impopular por causa da oposição que fez ao presidente James K. Polk, culpando-o pela guerra com o México.[Rosto de A.L. Mont Rushmore]

Nenhum comentário: