Páginas

segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

Morre aos 91 anos o pintor Andrew Wyeth

Mergulhado em sua solidão urbana Wyeth pintou a desolada paisagem rural americana, onde sempre encaixou um elemento: ora uma garota ora uma casa, algo que acenasse como uma esperança. Seu trabalho teve algo incomum com o de Hopper.



CHADDS FORD, PENNSYLVANIA -EUA 16.1.09 {Agência FM} Mais conhecido pelo realismo de suas telas, Andrew Wyeth morreu dia 16 de janeiro de 2009, em casa após sofrer uma breve enfermidade. Ele era não somente o mais famosos pintor norte-americano mas uma espécie de monumento do país. Wyeth foi autor de paisagens com profundo realismo onde retratava sua região. O pintor não era muito bem visto pelos críticos de artes, que não perdiam a oportunidade de compará-lo ilustrador Norman Rockwell. Alheio aos comentários e criticas, Wyeth recebeu análises muito abalizadas de um dos grandes mestres Mark Rothko {http://formasemeios.blogs.sapo.pt/473749.html } além de ter exercido influência sobre cineastas M. Night Shyamalan e Philip Ridley. Sua pintura denunciava uma certa nostalgia no mundo rural aliada ao imaginário pastoral como se remetesse o pintor na arte do século XIX. O pintor se utilizava de cores claras e uma tendência para o transcendentalismo.
A medida em que crescia como artista, cada vez mais Wyeth optava por não desafiar o olhar do público. Ele estava acomodado às bucólicas paisagens do Maine e da Pennsylvania, locais pintados inicialmente em tempera e aquarela. Em aquarelas ele fez uma série bárbara denominada de 'Helga' [acima] em homenagem a uma amiga européia, Helga Testorf. A série foi feita em segredo entre 1971 e 1985, e tinha 247 telas. Toda a série foi comprada pelo americano milionário, Leonard E.B Andrews. Alguns classificam as pinturas de erótica, é um equívoco, Helga foi apenas um pretexto de estudo sobre luz que feito pelo pintor.

Perfil
Andrew Newell Wyeth nasceu na Pensilvânia, 12 de Julho de 1917 era filho de um ilustrador, e influenciado pelo pai, logo tomou gosto pela pintura. Por ser uma criança doente, ele não frequentou a escola. Todo seu aprendizado formal foi feito pelo pai, que lhe apresentou ensaios de Thoreau e poemas de Frost sobre natureza. Suas pinturas apresentam muitas influencias de filmes do John Ford . Sua primeira exposição aconteceu em 1937. Participou das discussões que revolucionaria a arte norte-americana, chegando abstrato e o expressionismo nos anos 50. Fez telas magníficas como a tela pastoral Christina World's, tempera de 1948. Nessa tela ele coloca toda sua nostalgia do mundo rural. A pintura foi exibida em uma retrospectiva em 1968 além de receber várias medalhas. Outras telas em temperas importantes do artista são "Amor à Tarde" de 1992 e "Inverno", de 1946. A verdade é que o mundo perdeu um grande pintor, e bons pintores não são fáceis de se encontrar. [Foto com o presidente norte-americano George Bush: www.wikipedia.org.

Nenhum comentário: