Páginas

sábado, 3 de janeiro de 2009

França Br 2009

Exposições com Henri Matisse, Pequeno Príncipe, a cantora Jane Birkin, Juliette Binoche e a gastronomia entre outras atividades no ‘Ano da França no Brasil.

No ano de 2005 o Brasil teve a chance de mostrar aos franceses as diversas culturas reinantes no País. Em 2009, é a vez da França marcar presença por aqui e mostrar suas tradições e tendências culturais. O tratado foi assinado pelos presidentes dos dois paises para que houvesse a reciprocidade; a exemplo do que foi feito pelo Brasil na França, que eles mostrassem também ao Brasil sua cultura. Então, a partir do dia 21 de abril terá início uma vasta programação, com mais de 600 atividades em áreas como artes plásticas e cênicas, lazer, esportes, dança e a tradicional culinária. As atividades seguem até o dia 15 de novembro, e as atrações foram escolhidas pelo francês Yves Saint-Geours em conjunto com o professos Danilo Santos de Miranda - diretor regional do Sesc -São Paulo, o comissário nacional do ‘ano francês’ no Brasil, cuja proposta é unir a cultura dos dois países.

Pequeno Príncipe
A abertura dar-se a com a Orquestra Champs Elysées e sua turnê Berlioz. Na sequência é a vez de uma mostra da língua francesa, no Museu da Língua Portuguesa. Já nas artes visuais, sem dúvida a mostra Henri Matisse – Hoje, que acontece no mês de setembro, na Pinacoteca do Estado com 40 obras entre desenhos, esculturas e pinturas representando quatro temas essenciais na trajetória do pintor. A mais importante obra e personagem de Saint-Exupéry, "O Pequeno Príncipe" receberá uma mega-mostra na Oca, no Parque do Ibirapuera. Duas grandes mostras, essas no campo da fotografia "Maison Francesa", no Itaú Cultural, e em outubro a Bienal de Arquitetura faz homenagem à França com 100 fotos de autoria de Henri-Cartier Bresson. Outras atrações confirmadas para o evento são Sophie Calle, o nome de maior destaque no festival Vídeobrasil; a atriz Juliette Binoche que mostrará seus dotes de bailarina no espetáculo "Inside In". Jane Birkin, a eterna musa do filme "Blow-Up" se apresenta no Sesc Pinheiros acompanhada da Orquestra Imperial. Já no Festival Internacional de curtasmetragens uma seleção preparada especialmente para o França Br/2009. O encerramento do ano temático acontece dia 15/11, embora ainda não tenha local definido, nomes populares franceses e brasileiros farão um grande show bilingue com Lenine, Gilberto Gil, Arthur H, Salif Keita, Camille e o excelente Youssou'N Dour.
Programação completa: http://anodafrancanobrasil.cultura.gov.br

Nenhum comentário: