Páginas

sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

Exposições de Josef Albers e Anni

Artista plástico lendário da escola de Ulm, Alemanha, Josef Albers ganha duas mostras em São Paulo. "Anne e Josef Albers - Viagens Pela América Latina" estreia sábado, 17, na Pinacoteca e "Cor e Luz: Josef Albers Homenagem ao Quadrado" no Instituto Tomie Ohtake, estreia quinta-feira,14, ambas na capital paulista. Sua esposa, Anni, famosa pelas tecelagens participa de uma das mostras.
Albers tem passagens pelo Brasil quando dos Salões de Maio, organizado por Flávio de Carvalho, em 1939, na Galeria Ita, onde expôs pinturas e gravuras. Na 4* Bienal de São Paulo, 1957, e deixou seguidores, como Flávio de Carvalho com sua obra concretos e neoconcretos. A participação do artista alemão foi decisiva para o movimento construtivo no Brasil. Em 1933 o artista foi morar em Nova Iorque para fugir do nazismo, trabalhou como professor das artes visuais, na Universidade de Yale,1955. Consolidou nomes nas artes plásticas norte-americana como Eva Hesse [1936/1970], Robert Rauschenberg [1925-2008]. Acima, tecelagem de Anni, 1965.

"Cor e Luz: Josef Albers Homenagem ao Quadrado"
No Instituto Tomie Ohtake, a mostra apresenta 45 telas e vários esboços do pintor alemão, um dos maiores nomes da abstração geométrica alemã. A mostra teve sua primeira versão em 1950, e estende-se quase até 1976, quando o artista morreu. " Homenagem ao Quadrado" é um tipo de síntese da obra do artista, pois antes de fazer a primeira pintura sobre o tema, ele já tinha se aproximado do estilo desenvolvido na série. A mostra dá ênfase as variações ao quadrado.
Instituto Tomie Ohtak
Rua Coropés, 88 -Pinheiros
Ter. a dom. das 11h às 20h
Até 1*/ de março
[11]2245-1900
Grátis


"Anni e Josef Albers - Viagens pela América Latina"
Retrospectiva com 230 telas dele e da esposa, Anni, que entra em cartaz no sábado,17, na Pinacoteca do Estado. Nesses trabalhos pode-se verificar o quando Josef Albers era experimentador de cor. A prova de sua busca pelas cores é que até sua morte ele continuou fazendo composições, volumes, formas e cores. A mostra enfatiza a arte pré-colombiana na trajetória do artista e sua mulher pela América Latina, especialmente no Chile, Peru, Cuba, México nos 1934 até 1957. A luz solar, teve uma grande influencia nas experimentações de cor tanto para as telas de Josef Albers quanto na obra textil de Anni, conhecida por suas tecelagens.

Praça da Luz, 2 - centro
Ter. a dom. das 10h às 18h
Até 8 de março

Nenhum comentário: