Páginas

sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

Cinquentenário da estrela musical da Semana de 1922

Pipocam concertos, lançamentos de discos e recitais de Londres a Tókio fazendo parte do cinquentenário do compositor brasileiro, uma popularidade quase unânime. Isso é fruto da preocupação com identidade cultural e musical existente no período.

Em 17 de novembro de 2009 comemoram-se o cinquentenário da morte do compositor carioca Heitor Villa-Lobos, uma das unanimidades, e, eventos já acontecem: De Tóquio a Londres incluindo as principais capitais brasileiras. Villa-Lobos nasceu em 5 de março de 1887, no Rio de Janeiro. No ano de 1900 escreveu sua primeira composição "Panqueca", peça para violão solo como uma homenagem para sua mãe Noêmia. No ano de 1913 casou-se com a também pianista Lucila Guimarães. Em 1920, começa a compor a série de choros, 14 no total, para diversas formações. Na década de 1920 viajou para Paris divulgando sua obra e se apresentou ao lado de um dos maiores violinista da época, o espanhol Andrés Segóvia. Os registros contam uma curiosa história quando de sua ida para Paris: O compositor já estava atrasado para apresentação por aproximadamente duas horas, o que deixava a plateia parisiense irritada. Ao chegar foi logo dizendo: antes que comecem a vaiar-me vou explicar-lhe o que aconteceu. O avião que trazia-me precisou fazer um pouso forçado na aldeia de Xingu. Estava eu já dentro de um caldeirão prestes a ser devorado pelos índios. Eis que pedi para um dos presentes colocar uma peça de minha autoria para tocar. Então, o chefe deles conhecia minha música. Se não fosse isso eu não estaria aqui para me apresentar para vocês. Obrigado, vamos começar”, falou Villa-Lobos.
Em 1932 ele assume o SEMA [Superintendência de Educação Musical e Artística] onde utilizava o canto orfeônico como principal método de educação musical. Conheceu Armindinha - Arminda Neves d'Almeida com quem se casou. Já em 1944 à fama internacional bate à porta e faz sua primeira viagem para os Estados Unidos da América. Em 1949 Villa-Lobos regeu uma das melhores orquestras, a da BBC de Londres. Em 1951 e 58 recebeu encomendas do Scala de Milão [Itália] e da Sinfônica de Boston [EUA]. Gravou para EMI francesa boa parte de suas obras. Em seu catálogo constam 1.500 composições; sendo 18 concertos; nove Bachianas; 14 choros; 17 quartetos de cordas e canções; 12 sinfonias. O compositor faleceu em 17 de novembro de 1959, no Rio de Janeiro.

No Brasil
Várias orquestras brasileiras como OSESP [Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo], Filarmônica de Belo Horizonte, Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Cláudio Santoro, de Brasília; a Sinfônica Municipal de Campinas e a Orquestra Sinfônica Brasileira [OSB] Rio de Janeiro, e outros já abriram pautas em suas temporadas para a obras de Villa-Lobos como parte das comemorações.

Eventos no mundo
Em Varsóvia, acontece nesse sábado 10, no Concert Hall com regência do maestro brasileiro John Neschling. Serão executados as obras "Choros" n* 6 com a Filarmônica de Varsóvia.

O pianista brasileiro Nelson Freire [à esquerda] fará recitais de piano solo nos dias 23 e 25 de ojaneiro. Em Paris, dia 23/01 e em Amsterdã - Holanda, dia 25/01.
Em Paris, a soprano Sandrine Piau apresenta as "Bachianas Brasileiras n* 5" no Théatre des Cahps Élysée.
Dia 25 de junho 'Choros n* 10', e regendo a Orquestra Sinfônica de Londres Tilson Thomas, no Barbican Center, Londres.
Em 23 de agosto 'Bachianas Brasileira n*2' 3,7,8 e9, serão interpretados pela Filarmônica de Tóquio, sob regencia do maestro brasileiro Roberto Minczuk.

Nos meses de novembro e dezembro será apresentado 'The Villa-Lobos Event', que tem como convidado especial o pianista brasileiro Marcelo Bratke. As homenagens acontecerão no Southbank Centre, Londres. Konzerthaus, em Berlim e em Bruxelas, no Conservatorie Royal.

Outros eventos - sem datas
Em fevereiro, a soprano brasileira Adriane Queiroz canta 'As Bachianas Brasileiras n*5' em Berlim.
Em maio Roberto Tibiriçá se apresenta em Portugal e na Venezuela.
Em agosto, o Cuarteto Latinoamericano apresenta na Cidade do México, com repertório de Villa-Lobos.

Nenhum comentário: