Páginas

quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

Metropolitan Museum muda de diretor

Thomas Campbell, substitui Philippe Montebello de linhagem nobre. Dentre suas aquisições fotos feitas em um bar paulistano que viraram arte pelas mãos de Sigmar Polke.

NOVA IORQUE – 3 DE DEZEMBRO {Agência FM}- Durante 31 anos Phillippe de Montebello esteve à frente do museu tendo sido a gestão mais longa entre os diretores de um dos principais museu do mundo. Aos 72 anos, ele enfrenta uma difícil recuperação de uma cirurgia nos joelhos, realizada em janeiro de 2007. Montebello passará o bastão para o inglês Thomas Campbell em 31 de dezembro. Em sua homenagem, os curadores do equipamento preparam uma mostra com aproximadamente 300 das mais de 84 mil obras adquiridas durante a gestão dele. " The Philippe de Montebello Years: Curators Celebrate Three Decade of Acquisitions, registra o fim de uma era de muita dedicação ao museu. O tributo ocupa 11 salas no Met, e foi selecionada por 17 departamentos curatoriais e foram agrupados conforme o ano em que passaram para o acervo do museu.
São óleos sobre tela de Vermeer, Estudo de Uma Jovem, de 1665, e entrou para o Met em 1979. A aquisição de 1993, um Picasso onde ele se retratou como Arlequim, de 1905. A obra Campo de Trigo com Cipreste, de Van Gogh, 1889, Rostos Taitianos, de Paul Gauguin são algumas das muitas raridades adquiridas na gestão Montebello. Compartilhando olhares, uma espada turca do início do século XVI e as imagens criadas por Sigmar Polke a partir de fotografias feitas em um bar de São Paulo. Obras de Lorenzo de Monaco {c. 1370 - 1425} e Salvator Rosa { 1615-1673}. tiveram inclusão atendendo pedido de Montebello que comprou suas telas em 1965, logo no princípio de sua gestão. Na última galeria, denominada "The Phillipe Montebello Years", acomodam-se obras sobre papel produzidas por Michelangelo, Da Vinci, Poussin, Rafael e Ticiano e outros. A mostra fica em cartaz até 1/02/2009, mas depois poderá ser apreciada pela internet.

Campbell - perfil
Thomas Patrick Campbell,46, assume o cargo no dia 1 de janeiro de 2009, é funcionário do museu há 13 anos. Antes de ser indicado como sucessor de Montebello, ele era um dos curadores do Departamento de Artes Decorativas Européia e de Esculturas. Uma das mais difíceis tarefas de Campbell, é de angariar fundos para manter a instituição cujo orçamento é de US$ 200 milhões por ano. Ele já sabe duas coisas: não vai poder contar com ajuda do governo norte-americano e a Prefeitura de Nova Iorque anunciou que reduzirá os gastos para cultura em 2,5% . Campbell é formado pela Universidade de Oxford, 1984, em literatura e língua inglesa. O seu gosto pelas artes visuais o levaria a fazer um curso de um ano de duração sobre belas artes e arte decorativa, na Christie's londrina. Trabalhou como garçom e guia turístico, em Paris, França. Depois Voltou a Londres e fez mestrado no Courtauld Institute of Art, com especialidade na cultura da corte de Henrique VIII, 1997. É curador do Metropolitan Museum desde 2003. Fundado em 1870, o Met tem 4,5 milhões de visitas ao ano. É a maior atração da Cidade de Nova Iorque.

Montebello - perfil
Guy-Philippe Henri Lanes de Montebello, é filho de um conde que integrou a Resistência francesa na 2* Guerra. É natural de Paris, nasceu em 1936, e mudou-se para Nova Iorque quando tinha 13 anos. Formou-se em Harvard e fez mestrado em história da arte no Institute of Fine Arts, na New York University. Entre os anos de 1969 a 1974 foi diretor do Museum of Fine Arts, de Houston, Texas. Em 1977 tornou-se diretor do Metropolitan Museum e no ano de 1998 somou a essa a função de diretor-presidente. Montebello retorna para o Institute of Fine Arts, da New York University, como o primeiro professor de história e cultura de museus. A instituição que ele passa para Campbell é uma das maiores realizações dos Estados Unidos da América.
Exposição " The Philippe de Montebello Years: Curators Celebrate Three Decade of Acquisitions" fica em cartaz até 1/02/2009, mas depois poderá ser apreciada na web.

Nenhum comentário: