Páginas

sábado, 13 de dezembro de 2008

'Olhares Reveladores' e 'Korda, O Desconhecido'

Duas exposições em Madri retratam os 50 anos da chegada de Fidel Castro ao poder na ilha de Cuba.

As mostra contam através de documentos fo´tográficos os passos da revolução cubana. Um baú de recordações de Korda 'O Desconhecido' abriu na última quinta-feira,11, e mostra trabalhos do mais famoso retratista da Revolução. A exposição está na Casa de América de Madri , com 200 imagens contando as trajetórias, pessoais e artísticas do fotógrafo cubano. Koda é autor de mais de 10 mil imagens, elas algumas das mais famosas da história de Cuba.
O fotógrafo também entrou para a história da fotografia mundial mais pela conhecidíssima foto de Che Guevara, um dos líderes da revolução, onde ele aparece em um palanque, 1960, durante um discurso em que Fidel Castro declama: "Pátria ou morte". A foto virou ícone no século passado, foi divulgada em 1967, após a morte de Che Guevara. Nos seis primeiros meses de circulação, foram vendidas 1 milhão de cópias da foto. Veja fotos das duas exposições

Cotidiano

A outra exposição, Olhares Reveladores, reúne 65 imagens em preto e branco de fotógrafos que acompanharam a entrada das forças revolucionárias em Havana e a conseqüente derrubada do presidente Fulgencio Batista, que deixou o país no mesmo dia. A primeira parte da mostra revela o cotidiano de Ernesto Che Guevara e Fidel Castro preparando as estratégias militares no acampamento das montanhas de Sierra Maestra (último refúgio antes da entrada nas cidades).
Já a segunda exibe a reação popular e a recepção aos líderes. Fidel aparece ao lado do escritor americano Ernest Hemingway, enquanto cubanos nas ruas mostram cartazes que anunciam o fim das relações com os Estados Unidos.
A exposição, aberta nesta sexta-feira, 12 de dezembro, na Escola de Fotografia de Madri, foi descrita pela diretora do Arquivo Fotográfico Nacional de Cuba, Loudes Socorrás, como "uma expressão artística histórica". "Os fotógrafos captaram o essencial no momento e lugar onde estavam, cada um com sua maneira peculiar de ver e enquadrar o momento decisivo", afirmou Socorrás. "Foi a expressão artística mais representativa da revolução em seu nascimento", define a cubana no prólogo da mostra. [David Sanchez / adapatdo de http://www.bbcbrasil.com/
A mostra Olhares Reveladores segue até o dia 20 de Janeiro de 2009, e Korda, 'O Desconhecido' dia 25 de janeiro de 2009.

Nenhum comentário: