Páginas

quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

Camorra’ crime à italiana

O horror imposto pela máfia napolitana é tema de 'Gomorra' estréia de sexta-feira, 19.

O filme tem como base o livro homônimo do jornalista e pesquisador e Roberto Saviano, e ganha vigor pelas mãos do cineasta Matteo Garrone, que imprime coloca muita energia no drama. O livro é uma história que denuncia os crimes cometidos pela Camorra, a temida máfia napolitana. A película já venceu o Grande Prêmio do Júri no Festival de Cannes 2008 e entra em circuito nacional na sexta-feira,19, recomendado. Todo poder onipresente da máfia napolitana, a Camorra, que tem o comando de negócios lucrativos e ilegais, e atua em territórios onde a polícia e o Estado não se interessam em ter acesso, tem acesso apenas ocasional. É um universo muito próximo dos morros e bairros controlados pelo tráfico de drogas no Brasil, especificamente, Rio de Janeiro e São Paulo. Só mudam a língua e a geografia. São lugares em que a miséria e o desemprego imperam, onde a chance de ascensão social para os adolescentes encontra-se no recrutamento a serviço de alguma facção ou família mafiosa.
Totó - Salvatore Abruzzese, 13 anos, é um destes jovens que fica fascinado pelo poder exercido pelos mafiosos. Já a dupla de adolescente preferem correr risco e começa a brincar de caubói roubando os entregadores de cocaína. Ciro [Ciro Petrone e Marco [Marco Macorque], praticamente se estabelecem como mini-traficantes pois ao roubarem as drogas as vendem por conta própria e preço mais baixo, uma falsa valentia em que eles mesmos sabem que não têm a menor chance de sobreviver. Um dos chefões do submundo é interpretado por Pasquale (Salvatore Cantalupo), responsável por um dos negócios ilegais mais lucrativos deste submundo, mas disfarça no dia a dia trabalhando como alfaiate.
O protagonista e ator mais conhecido do elenco é Toni Servillo, que já atuou em filmes como "Il Divo" (2008) e "As Conseqüências do Amor" (2004), ambos exibidos na Mostra Internacional de São Paulo. Em "Gomorra", ele é Franco, um cobrador de "taxas" e distribuidor de dinheiro da máfia para as famílias ligadas aos camorristas presos. De várias maneiras, "Gomorra" lembra o clima de "Cidade de Deus", de Fernando Meirelles, uma admiração já admitida pelo diretor Garrone em diversas entrevistas. A grande qualidade do filme italiano é denunciar um quadro de horror em plena Europa, na Itália novamente governada por Silvio Berlusconi, fornecendo inclusive números apavorantes sobre o crime organizado naquele país.

Saviano diz
Segundo o escritor Saviano, que está ameaçado de morte na Itália por causa do livro, o crime organizado foi o responsável por 10.000 mortes num período de 30 anos, sendo que a Camorra atuou em 4.000 delas. Segundo seus levantamento, os lucros das atividades ilícitas da máfia são aplicados nos setores econômicos, tanto dentro quanto fora da Itália. O polêmico escritor vai mais longe e afirma que houve participação financeira da máfia napolitana na reconstrução das Torres Gêmeas, em Nova Iorque.

Nenhum comentário: