Páginas

segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

Amália"

Filme sobre Amália Rodrigues estréia após batalha judicial com a família da fadista.

"Amália" filme sobre a vida da maior fadista portuguesa começou a ser exibido em Portugal. A cine-biografia da fadista é uma das produções mais caras do cinema de Portugal RU$ 3 milhões, e estreou em 66 salas, também um recorde para um filme produzido no País. Amália foi descoberta quando vendia frutas no Mercada da Ribeira, Lisboa, ela sempre foi uma personalidade polêmica pois se divorciou em um período onde as portuguesas tinham de pedir autorização ao pai a o marido até para sair do país; escreveu vários poemas para Salazar, ditador português. Com sua influência conseguia tirar amigos políticos feitos prisioneiros pelo regime ditatorial.
A película dá destaque para três momentos de sua vida. Quando tinha 64 anos Amália recebeu o diagnóstico de câncer; e segundo o roteiro ela teria tentado suicídio em um hotel, em Nova Iorque, 1984. Também narra o episódio da revolução de 1974, que foi interrompido por gritos de populares chamando-a de fascista, e depois encerram com um longo aplauso. Outro momento é quando seus pais a deixaram com os avós e imigraram. Para que grande parte da Europa visse a cine-biografia de Amália, foi preciso que os produtores vencessem uma longa batalha jurídica com a família da cantora, que nega a tentativa de suicídio de Amália no hotel em Nova Iorque. Segundo Diogo Varella, neto da cantora Celeste Rodrigues, " transformaram sua vida em uma novela de cordel",diz.

Para interpretar a fadista foi escolhida uma atriz ainda sem muita notoriedade em Portugal, Sandra Barata Belo. Diga-se, sua interpretação está muito soberba. Os fados são cantados através de play-backs remasterizados.

O filme tem direção de Carlos Coelho da Silva, e assistia as performances de Amália Rodrigues pela TV quando criança junto com os pais ao redor da mesa. "Ela sempre exerceu fascínio muito grande", diz Coelho Silva, que usa sua liberdade criativa na película. O filme já foi vendido para 22 países da Europa. As distribuidoras brasileiras se mostram interesse mas até o momento não concretizaram negócio. [foto e leia mais sobre a cantora falecida em 1920 - 1999 topazio1950.blogs.sapo.pt/100358.html ]

Duração: 127 minutos
Cotação> ****

Nenhum comentário: