Páginas

sexta-feira, 28 de novembro de 2008

Francês que gosta de copiar, está aqui

Michel Gondry aporta no Brasil com sua instalação Rebobine, Por Favor. O filme apresenta personagens que gostam de filmar blockbusters em versão caseira e a idéia poderá ser experimentada pelos visitantes da exposição, no MIS. A mostra já foi apresentada em Nova Iorque com razoável visitação.

O cineasta da geração vídeo clipe é considerado como um dos mais criativo, só não citam quem o é mais ou menos criativo do que ele. Ele estará presente quando da abertura para convidados, sexta-feira, 28/11, no Museu da Imagem e do Som, São Paulo. A mostra tem o mesmo títulos de seu filme com pré-estréia nessa sexta-feira, e estréia nos cinemas dia 12 de dezembro. O longa tem como tema as filmagens amadoras utilizando filmes famosos e feita em versão caseira. No elenco Mos Def e Jack Black. Durante a mostra o visitante poderá fazer seus próprios filmes.

Como se percebe, tudo de Gondry gira em torno do livro Rebobine, por Favor lançado na França, cuja idéia seria criar conexões entre comunidades diferentes a partir da produção filmes amadores, uma utopia do cineasta que vem desde sua adolescência em Paris. O cineasta recicla blockbusters do cinema norte-americano, mas disse que poderia fazer isso aqui no Brasil também pois tem uma lista dos filmes mais alugados no Brasil. Entretanto, ele usou o seguinte critério para criar Rebobine, Por Favor [filme e exposição] pouco planejamento e os filmes que surgiam na sua mente, mas , usando apenas filmes em VHS entre eles Os Caça-Fantasmas, Conduzindo Miss Daisy, algo bem voltado aos anos 1980, daí o título do filme e da exposição.

Workshops
Durante a mostra o visitante poderá fazer seu próprio filme, interagindo com 13 cenários criados por Gondry para a exposição. Para participar é preciso um pré-cadastro no site www.rebobineporfavorexposicao.com.br . Lá tem um monte idéias criadas por ele cuja inteção é ter o mesmo número de gente criando e assistindo ao filme, e observar como as pessoas se comportam como atores e audiência. Ainda há workshops realizado por monitores treinados por Michel Gondry.

Perfil
Nasceu em 8 de maio de 1963, em Versalhes, França. Ganhou vários prêmios entre os quais o Oscar por roteiro original por "Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças", 2004. Para o cinema realizou os seguintes filmes: A Natureza Quase Humana, 2001, "Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças", 2004, "Dave Chapelle' Block Party - 2005, e "Sonhando Acordado" 2006.

Video clipes
Human Behaviour -pra Björk.
Atound the Wolrd - Daft Punk
Knives Out - Radiohead
Let Forever Be - The Chemical Brothers

Serviço
Rebobine, Por Favor
MIS - Avenida Europa, 158
[11] 2117-4777
Terça a sáb das 12h00 às 21h00
Dom - 11h00 às 20h00
Até 11/01/2009 - GRÁTIS

Nenhum comentário: