Páginas

segunda-feira, 13 de outubro de 2008

"Salões de Maio"

Exposição homenageia ícones da arte moderna brasileira movimento encampado por Quirino da Silva.

Uma mostra intitulada 'Os Salões de Maio' apresenta uma série de objetos e documentos das três edições dos eventos da Arte Moderna que se firmava a partir de 1930. Desse período foram realizados três eventos em 1937, 1938 e 1939. Os Salões de Maio foi uma idéia coletiva de Flávio de Carvalho, Quirino da Silva e Geraldo Ferraz, e é considerado como um marco no modernismo brasileiro.
Durante as três edições, obras de artistas como Tarsila do Amaral, Victor Brecheret, Lasar Segall, quando este apresentou pela primeira vez no Brasil trabalhos de arte abstrata. Os artista participantes dos salões tiveram forte impacto nas artes do País pois reuniam representantes de pólos culturais de estados como Recife, Rio de Janeiro e de São Paulo, além de vários segmentos da intelectualidade da época.
Publicações e fichas de inscrições e livros de presença que atualmente compõem o Arquivo Quirino da Silva, são alguns dos documentos em exposição, visto que o arquivo de Silva tem mais de sete mil itens. Cartas trocadas entre Murilo Mendes e Menotti del Picchia além de manuscritos de Assis Chateaubriand, e obras assinadas por Anita Malfatti, Alfredo Volpi, pertencente a Coleção de Arte da Cidade de São Paulo também faz parte da mostra.

Serviço
CCSP - Sala Tarsila do Amaral
Rua Vergueiro, 1000 - Liberdade
Horários: de terça à sexta-feira das 10 às 20h00
Sáb, dom e feriados - das 10h00 às 18h00
Até 16/11 - Grátis
11/3397-0000

Nenhum comentário: