Páginas

quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Mostra fotográfica de Maurício Cardim em Belo Horizonte

‘Cidades Mineiras Sob Olhar de Maurício Cardim’ na Galeria de Arte da Rodoviária, em Belo Horizonte, aumenta vínculo afetivo com estado.

Câmera em punho e um olhar viajante Maurício Cardim já percorreu quase todo o país a procura de boas imagens. Esta mostra apresenta 40 fotos formato 30x40 coloridas, é uma espécie de o melhor do melhor do trabalho que ele vem realizando sobre as cidade do estado mineiro. Em dezembro de 2005 lançou a mostra "Cidades Mineiras Sob o Olhar de Maurício Cardim", na Casa de Cultura de Sete Lagoas, juntamente com o fotógrafo Alan Wehner, e posteriormente no Espaço Cultural "Maria Magdalena Alves Padrão". Sobre o estado mineiro, até o momento já fotografou 120 Municípios, o que faz dessa mostra em Belo Horizonte um ótimo entretenimento cultural tanto para os mineiros quanto para todos que por lá passarem. Antes de se tornar profissional já fotografava, e muito. Iniciou a carreira na capital paulista em 1983 fotografando personalidades do meio artístico da televisão, rádio, teatro e cinema. Há mais de dez anos ele vem fotografando profissionalmente o país - e algumas cidades da América do Sul. Com o projeto cultural "Um Olhar Sobre o Brasil", sua carreira obteve maior notoriedade, haja vista a grandiosidade do trabalho, e foi a partir desse trabalho que sua história profissional com Minas Gerais começou.

Descobrindo MG
O fotógrafo tem centenas de imagens de várias partes do país usadas em cartões-postais e 100 exposições individuais e algumas em parceria com o fotógrafo Alan Wehner. Nos últimos dez anos ele está empenhado em retratar as cidades mineiras sendo que, Sete Lagoas é fotografada por ele há quase cinco anos consecutivamente. “Sou apaixonado confesso por Minas Gerais e acabei fixando residência no Estado mineiro, e fiz uma parceria profissional com a Rede Padrão de Comunicação, Rádios e Jornal’, do jornalista e advogado e escritor Geraldo Padrão”, disse Cardim. O fotógrafo morou por 33 anos na capital paulista, e em novembro de 2006, Cardim deu início a uma nova empreitada na vida fotográfica, e investiu nas cidades mineiras e entre os locais históricos vale citar também as cidades que compõem a Estrada Real. ‘O propósito é fotografar as cidades do entorno daquele complexo, que vem chamando a atenção do Brasil e do mundo e, será concretizado de uma maneira bem absorvente’ relata Maurício Cardim. Apesar da qualidade do trabalho e perfil profissional, ele ainda busca apoio para concretizar novas exposições e a confecção de mais cartões-postais. É uma boa dica para quem tiver interesse em apoiar este trabalho de cunho histórico e cultural. [Formas&Meios ]

Serviço:
Galeria de Arte da Rodoviária
Praça Rio Branco, 100 - centro – B.H.
visitação gratuita.
De 29/10 até 12/11

6 comentários:

Anônimo disse...

Maurício Cardim, eu torcendo firme e forte por você sempre. Daqui de Crateus - CE , acompanho seu trabalho.

Anônimo disse...

Vou passar lá no sábado, viu bichin.

Anônimo disse...

Sou fã desse rapaz. Peço sempre que Deus o mantenha nessa estrada muito firmemente.

Curitiba - PR

Anônimo disse...

Bendito sejas Cardim, ad eternum.

Marizete Soares

Anônimo disse...

SALVE SALVE MESTRE MC, com muito orgulho posso dizer que meu olhar fotográfico foi lapidado e aperfeiçoado com este sensacional fotógrafo. Sendo modesto, posso dizer que até ficou muito parecido meu olhar fotográfico com o do mestre!
Que a luz divina e o universo esteja sempre iluminando a mente e os passos deste ser sensacional, para que jamais possas deixar de nos presentear e encher nossos olhos com teus encantos fotográficos.
Um grande abraço,
Alan Wehner

Anônimo disse...

Você merece MC