Páginas

quarta-feira, 25 de junho de 2008

Adeus dona Ruth, a primeira-dama

Dona Ruth Cardoso,77, morreu de mau súbito em sua casa, no bairro Higienópolis, na cidade de São Paulo.


Em nota assinada pelos médicos Arthur Ribeiro, Walter Lima e Edson Stefanini, informou que a ex-primeira-dama "faleceu subitamente [terça,24] às 20h40 em sua residência". De acordo com a nota, dona Ruth foi submetida na segunda [23] a um cateterismo cardíaco que "revelou doença coronariana de extensão similar à doença já revelada em dois cateterismos anteriores, feitos em 2004 e 2006". Segundo assessoria do Instituto Fernando Henrique Cardoso, na quinta-feira (26) às 10h o corpo deve seguir para o Cemitério da Consolação, também em São Paulo, onde ocorrerá o enterro.


Visitação
Velório ficará aberto ao público até as 21h na Sala São Paulo.Mulher de Fernando Henrique Cardoso morreu em casa nesta terça. No meio da tarde desta quarta-feira ,25, o salão da Sala São Paulo, onde está sendo velado o corpo da ex-primeira dama Ruth Cardoso, na região central da capital paulista, ficou bastante movimentado. Entre os visitantes, políticos, autoridades, artistas e intelectuais, além de integrantes da família. Mais de 40 coroas de flores foram enviadas ao velório. Entre os remetentes das flores estão a Embaixada do Chile, as montadoras Scania, Fiat e GM, senadores, a Central Única dos Trabalhadores [CUT], o Banco Real, a Fundação Armando Álvares Penteado [Faap]e a Universidade de São Paulo [USP].


A atriz Maitê Proença, o humorista Tom Cavalcante, o deputado federal Paulo Maluf e o senador Aloísio Mercadante estavam entre os que foram prestar as últimas homenagens à Ruth Cardoso durante a tarde. Cláudio Lembo, ex-governador de São Paulo, o senador Marco Maciel, o governador de Minas Gerais, Aécio Neves, e a ex-presidente do Supremo Ellen Gracie.


STF faz homenagem
Os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) fizeram um minuto de silêncio, nesta quarta-feira (25), pela morte da ex-primeira-dama Ruth Cardoso, que morreu na noite de terça (24). A homenagem foi feita no início da sessão plenária. Ministros, funcionários do Supremo e pessoas presentes à sessão ficaram de pé no plenário. O presidente do STF, ministro Gilmar Mendes, a ex-presidente da corte, Ellen Gracie, viajaram para São Paulo para acompanhar o velório da ex-primeira-dama.


Nota

Na noite de terça-feira, Gilmar Mendes divulgou nota lamentando a morte da mulher do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. "A vida plenamente atuante e produtiva de D. Ruth Cardoso relega a segundo plano o título de primeira-dama. O Brasil presta homenagem, sim, à antropóloga, mestra, ativista social, cidadã de primeira hora, que nunca desistiu da luta pelo bem-estar dos brasileiros, principalmente dos mais necessitados", diz o texto da nota.


Perfil
Ruth Cardoso nasceu em Araraquara - SP, em 19 de setembro de 1930. Antropóloga de formação, foi professora da Universidade de São Paulo (USP). Como professora, lecionou na Universidade do Chile, Berkeley e Columbia, ambas nos Estados Unidos. Era casada havia 55 anos com o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, com quem teve três filhos. Ruth Cardoso publicou vários livros. Em 1995, durante o mandato do ex-presidente, fundou o programa Comunidade Solidária, de combate à pobreza e à exclusão social.[Foto> Banco de dados do Governo Federal]

Nenhum comentário: