Páginas

sábado, 10 de maio de 2008

O Festival de Cinema Brasileiro em Paris

O Festival de Cinema Brasileiro em Paris celebra sua 10ª edição a partir desta quarta-feira com uma programação bem mais ampla, que inclui 45 filmes inéditos na França, 50% a mais do que no ano passado.

A mostra, que este ano também terá maior duração do que nos anteriores, contará com maior número de salas nos três cinemas parisienses dedicados ao evento. No total, 30 diretores, atores e produtores estarão presentes durante as projeções.
Alguns filmes, como Histórias Cruzadas, de Alice de Andrade, e o documentário Transocéan, de Adriana Komives, ainda não foram exibidos nos cinemas no Brasil. A expectativa dos organizadores é atrair 10 mil espectadores. No ano passado, o público foi de 7 mil pessoas, disse à BBC Brasil Binta Barry, da Associação Jangada, que realiza o evento em Paris.

Filmes Clássicos
Nesta décima edição os organizadores vão exibir não apenas longas recentes de ficção ou documentários, vão também apresentar uma retrospectiva de grandes clássicos do cinema brasileiro, como Terra em Transe, de Glauber Rocha, exibido no Festival de Cannes em 1967, e Os Inconfidentes, de Joaquim Pedro de Andrade. Será realizada uma homenagem ao diretor Roberto Farias, com a exibição dos seus filmes Pra Frente, Brasil e Assalto ao Trem Pagador, e também uma retrospectiva de Silvio Tendler, diretor dos documentários Jango e Os Anos JK – Uma Trajetória Política e Marighella, Retrato Falado do Guerrilheiro. Neste ano, filmes realizados para a TV, como Amazônia, também foram incluídos na programação.
O evento será aberto na noite desta quarta-feira com o filme Não por Acaso, de Felipe Barcinski.
Oito longas disputam o prêmio de melhor filme, entre eles Saneamento Básico, de Jorge Furtado, Deserto Feliz, de Paulo Caldas, e Onde Andará Dulce Veiga?, de Guilherme de Almeida Prado.
Além do prêmio de melhor filme - que aumenta as chances da produção entrar no circuito comercial na França - outras duas premiações serão entregues pelo júri: melhor ator e melhor atriz. Haverá ainda o prêmio concedido pelo público. Alguns longas exibidos não disputam prêmios, como Lavoura Arcaica e A Pedra do Reino, de Luiz Fernando Carvalho, e Bellini e o Demônio, de Marcelo Galvão, com a presença do ator Fábio Assunção, e A Cidade dos Homens, de Paulo Morelli, entre outros.

O filme de encerramento do evento será Alucinados, de Roberto Santucci.
Os prêmios do festival serão anunciados no dia 13 de maio. O evento, que inclui ainda exposições de fotos e pinturas e um show de música brasileira, vai até o dia 27 de maio. [Francisco Martins ] adapatado de www.bbcbrasil.com.br

Nenhum comentário: