Páginas

quarta-feira, 17 de outubro de 2007

31ª Mostra Internacional de São Paulo


Mostra de SP com 350 longas dá volta ao mundo e promove oficina e debates e na noite de quinta-feira,18, na abertura para convidados, a Mostra abrirá com "O Passado", de Hector Babenco, responsável por assinar o cartaz do evento deste ano.

SÃO PAULO (AgênciaFM), 17 de outubro - A 31ª Mostra Internacional de São Paulo começará sexta-feira,19, apresenta mais de 350 longas-metragens de várias partes do mundo. O evento vai além e estendendo-se em debates, lançamento de livro e uma oficina. São 14 dias de programação e há filmes premiados nos grandes festivais de cinema europeus deste ano, novos trabalhos de diretores consagrados e curiosidades que provavelmente não voltam aos cinemas da cidade. Este tipo de mostra é vital para São Paulo, pois da mesma forma que a cidade acolhe imigrantes do mundo todo, a Mostra tem essa mesma tematica e vocação, acolher a todos", explicou à Reuters Leon Cakoff, organizador do festival, justificando o tamanho e abrangência do evento.Haverá retrospectivas do chinês Jia Zhang-Ke, recentemente em cartaz na cidade com "Em Busca da Vida", e também de dois cineastas franceses - Jean-Paul Civeyrac, sem nenhum filme lançado por aqui, e Claude Lelouch, mais conhecido por "Um Homem, Uma Mulher" (1966). Pra os cinéfilos um "prato cheio, e também poderão viajar até a África, sem sair da tela, com 17 filmes vencedores do prêmio máximo do festival de Burkina Faso, ou até a Turquia, com cinco novos filmes que tratam do polêmico genocídio armênio no começo do século 20, algo que o governo turco nega.

A esrela mais esperada para esta mostra é o cucaracha e ator mexico Gael García Bernal, que vem a São Paulo para o evento. Ele encontra-se mais em três outros filmes da Mostra: "Déficit", sua estréia na direção, "Sonhando Acordado", do francês Michel Gondry, e "Cochochi", no qual assina a produção. Quem marca presença e tem lá sua importância é o israelense Amos Gitai, que apresentará seu novo trabalho, "A Retirada", com Juliette Binoche e Jeanne Moreau. Ele estará dando uma oficina de cinema, há 20 vagas apenas.

PREMIADOS EM CANNES E VENEZA

Entre os destaques da programação, estão obras premiadas no festival de Cannes, como "4 meses, 3 semanas e 2 dias", ganhador da Palma de Ouro, e "Paranoid Park", de Gus Van Sant.

Do festival de Veneza, há o ganhador do Leão de Ouro "Lust, Caution", de Ang Lee, e o documentário premiado "Inútil", sobre o trabalho da estilista chinesa Ma Ke e o irônico caminho percorrido pelas roupas no mundo.

Da leva de diretores consagrados, há os novos longas de Michael Winterbottom ("O Preço da Coragem"), Quentin Tarantino ("À Prova de Morte") e David Cronenberg ("Senhores do Crime").

Outras curiosidades são "Control", sobre a curta e trágica vida de Ian Curtis, do Joy Division, e "Bomb It", documentário sobre grafite em várias cidades do mundo, incluindo São Paulo.

Cakoff, que diz assistir a 1.000 filmes por ano para organizar a Mostra ao lado de seu mulher, Renata de Almeida, acredita que é possível para o público acompanhar algo como dois filmes da Mostra por dia, mesmo para quem trabalha das 10h às 18h.

A Mostra segue até o dia 1º de novembro em 19 salas e espaços da cidade, cinco dos quais com entrada gratuita - Olido, Faap, vão livre do Masp, Centro Cultural São Paulo e Memorial da América Latina.

Nenhum comentário: