Páginas

sábado, 7 de julho de 2007

Bittencourt ganha prêmio na Alemanha


Fotógrafo brasileiro ganha o renomado prêmio de fotografia alemão Leica Oskar Barnack de 2007 com fotos sobre desabrigados em São Paulo.

MADRI - ESPANHA [AgênciaFM] 7 de julho - Júlio Bittencourt foi o ftógrafo escolhido do júri em uma série de 12 fotos sobre sem-tetos paulistas que invadiram um prédio abandonado no centro da cidade. Nas fotos, ele mostra cenas com moradores nas janelas do edifício, que oscilam entre melancolia, resignação e esperança. Segundo o júri, as fotos do prédio na Avenida Prestes Maia "documentam a força da fotografia, que com poucas imagens pode contar uma história com várias nuances". O prêmio é patrocinado pela fabricante de câmeras fotográficas Leica e é dado todos os anos a reportagens fotográficas e leva o nome do fundador da empresa.

Bittencourt, de 26 anos de idade, é um dos mais jovens fotógrafos a serem agraciados com o prêmio dotado de cinco mil euros - cerca de R$ 12 mil. O júri inclui a diretora da fundação parisiense Henri Cartier-Bresson e vários especialistas em fotografia. Um fotógrafo espanhol e uma fotógrafa norueguesa ganharam menções honrosas com uma reportagem sobre um hospital psiquiátrico na África e uma documentação sobre a infância. O prêmio foi entregue oficialmente dia 5 de julho, em uma cerimônia durante o festival de fotografia Rencontres d'Arles, na cidade francesa de Arles. As fotos vencedoras ganharão exposição nas galerias Leica na Alemanha e em Istambul, na Turquia.

Nenhum comentário: