Páginas

sábado, 2 de junho de 2007

Homossexualidade na Grécia Antiga


Homossexualidade na Grécia Antiga retorna às livrarias no Mês do Orgulho Gay, em edição especial, em formato grande e capa dura, a Editora Nova Alexandria publica nova edição de um estudo célebre sobre a homossexualidade entre os antigos

Excetuando os livros mais propriamente militantes do movimento gay, é escassa a bibliografia sobre a homossexualidade num sentido teórico mais efetivo. E talvez o mais importante estudo nesse campo é o monumental Homossexualidade na Grécia Antiga, Sir Kenneth J. Dover, livro que estava fora de catálogo há alguns anos e que ganha agora edição especial – em formato maior e capa dura –, retornando ao catálogo da Editora Nova Alexandria, responsável pela edição anterior. E o momento escolhido não poderia ser mais oportuno, agora em junho, o mês do orgulho gay, marcado por eventos que se realizam em várias localidades do Brasil e do Mundo, incluindo o evento de São Paulo, que reuniu, no ano passado, mais de meio milhão de pessoas.

O livro é um marco entre os mais criteriosos e sérios estudos sobre a homossexualidade. Trata-se de uma análise, isenta de preconceitos em relação aos comportamentos homossexuais, que investiga como tais atitudes foram retratadas na arte, na literatura e na filosofia, e as diversas demonstrações desta forma de desejo presentes na vida cotidiana dos gregos. Além disso, traça um painel histórico assentado, em grande parte, num levantamento exaustivo das principais manifestações homossexuais, seja na poesia e na mitologia, seja na pintura erótica de vasos e nos graffitis, ou ainda nas comédias de Aristófanes e nos diálogos de Platão.
Constitui essa uma análise erudita e rigorosa – que tematiza inclusive a situação jurídica – do papel da homossexualidade na principal sociedade humana onde o amor entre pessoas do mesmo sexo foi não apenas tolerado, mas elevado à condição suprema de realização individual. Especialista inglês em estudos clássicos, Sir Kenneth J. Dover nasceu em 1920. Lecionou muitos anos no tradicional College Corpus Christi, de Oxford, e foi designado, em 1955, professor da cadeira de grego na Universidade de St. Andrews, na qual permaneceu por vinte e um anos. Em 1975 recebeu a honra de cavalheiro.

Membro da Academia Britânica desde 1978, conquistou, entre outros reconhecimentos, títulos honoríficos da Cornell University e Stanford University, sendo eleito, em 2006, Presidente de Honra da Universidade de St. Andrews em tributo a seus anos de serviço ao ensino. Além de Homossexualidade na Grécia Antiga, sua obra mais célebre, publicou Greek Word Order (1960), Aristophanic Comedy (1972), e The Greeks and their Legacy (1989), entre outros trabalhos. FONTE> Janaina Gomes
11- 6215-6252/11-9574-0617 Editora Nova Alexandria
.



Homossexulidade na Grécia Antiga
Sir Kenneth J. Dover
Tradução de Luís S. Krausz
350 páginas - R$65,00

Nenhum comentário: