Páginas

terça-feira, 21 de novembro de 2017

Saúde: Narguilé prejudica tanto quanto o cigarro

Alerta da Secretaria de Estado da Saúde, SP, afirma que consumir uma rodada no cachimbo é equivalente a fumar 100 cigarros
O narguilé, também conhecido como cachimbo d’água, uma tradição árabe, virou moda entre os jovens e adultos brasileiros. Mas assim como o cigarro, também oferece riscos para a saúde. A Secretaria da Saúde alerta que, além da dependência, o narguilé pode causar câncer, doenças cardiovasculares e doenças precoces.

De acordo com dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), os tabacos usados no cachimbo, que têm diversas essências, apresentam quatro vezes mais nicotina, 11 vezes mais monóxido de carbono e 100 vezes mais alcatrão do que o cigarro comum. Além disso, consumir uma rodada no cachimbo equivale a fumar 100 cigarros.

O carvão usado para acender o narguilé também é inalado e é prejudicial à saúde. Outro fator de risco é a transmissão de doenças contagiosas já que as piteiras por onde se fuma são compartilhadas por várias pessoas ao mesmo tempo, o que leva a um alto risco de herpes labial e até doenças mais graves, como tuberculose e hepatite C.

Nenhum comentário: