Páginas

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Joaquim Barbosa e suas histórias prá ninar bois

O ex-todo poderoso ministro do STF Joaquim Barbosa diz que espera encerrar ação do mensalão até julho.
 
BRASÍLIA (DF) BRASIL - O presidente do STF, Joaquim Barbosa: "Eu já sei que recurso é cabível, mas evidentemente que os réus querem vários outros recursos",diz Barbosa explicitando sua fraqueza mediante os poderosos réus.

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Joaquim Barbosa, afirmou nesta quinta-feira que espera encerrar até julho toda a ação penal 470, do chamado mensalão, inclusive com o julgamento dos prováveis recursos e emissão dos mandados de prisão dos réus que tiverem a condenação de dezembro confirmada.

Joaquim Barbosa comunicou os colegas que havia concluído sua parte no acórdão - sentença final-, o que aumenta a pressão para que os magistrados priorizem o tema. Barbosa afirmou nesta quinta,28, que determinará sua publicação assim que os ministros encaminharem seus votos revisados. Ele disse esperar a publicação antes do prazo final, de 1º de abril. A partir da oficialização do acórdão, abre-se o prazo para os recursos.

Na verdade, Barbosa deixou muito claro o que sabe fazer de melhor: lavar roupa suja em frente às câmeras; bater boca para chamar atenção. Sua competência não foi além disso no maior escândalo financeiro do país.

Os mensaleiros

A ação do mensalão foi a maior da história recente da corte, que levou cinco meses para julgar 40 réus denunciados inicialmente de envolvimento em um esquema de desvio de recursos para compra de apoio político no Congresso no início do mandato do ex-presidente Lula. O esquema ficou conhecido como mensalão. Também serviu para mostrar que o Judiciário ainda é sub-serviente aos mandatários ao deixar de mandar todos os condenados para cadeia.

Ao total, 25 pessoas foram condenadas, entre elas o ex-ministro-chefe da Casa Civil José Dirceu e ex-dirigentes do PT, além de parlamentares aliados. Também foram condenados quatro réus que hoje têm mandato na Câmara: João Paulo Cunha (PT-SP), José Genoino (PT-SP), Pedro Henry (PP-MT) e Valdemar Costa Neto (PR-SP). (Francisco Martins).

Notícia relacionada:

http://agenciafm.blogspot.com.br/2012/12/ministro-joaquim-barbosa-mija-pra-tras.html#links

Nenhum comentário: