Páginas

segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Redução na conta de luz: de 18% a 32%

Redução na conta de luz de 18% para famílias e de 32% para empresas estimula a economia.

Redução na conta de luz de 18% para famílias e de 32% para empresas estimula a economia
O custo da eletricidade irá baixar no Brasil, conforme determina o decreto presidencial 7.891 e a Medida Provisória 605.  O corte na conta luz será de 18% para os consumidores residenciais e até 32% para os industriais. “Essa redução é para sempre, é uma redução estrutural, não conjuntural”, diz o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão.

A redução será maior do a que havia sido anunciada em setembro do ano passado e prevista após a sanção da lei 12.783, no último dia 14. A nova lei prorrogou as concessões de geração de energia elétrica e reduziu encargos setoriais de forma a oferecer tarifas menores ao consumidor. Os percentuais superam os anunciados, que seriam de 16% para residências e de 28% para a indústria, que usa alta tensão. A diferença se dá por causa do custo da distribuição, que é mais alto na rede de baixa tensão.

Investimentos - Segundo o Ministério de Minas e Energia, a energia necessária ao país para os próximos anos está contratada e há uma série de novas obras de geração e de transmissão. Em 2012, foram colocados em operação 4 mil megawatts (MW) e 2.780 km de linhas de transmissão. Estão em construção outras usinas que terão a capacidade de gerar 42 mil MW e, em 2013, deverão entrar em operação cerca de 8.500 MW e 7.800 km de novas linhas de transmissão. Em 2020, segundo o estudo, o Brasil será o quinto maior mercado consumidor do mundo, com previsão de R$ 3,5 trilhões anuais de consumo das famílias.

Nenhum comentário: