Lola Lys, atriz brasileira que largou a carreira para se dedicar à família formada com o cineasta Humberto Mauro
Nascida Maria Vilela de Almeida em Vila de São Miguel, Minas Gerais, em 28 de janeiro de 1900, ainda bem jovem mudou-se para Cataguases, também em Minas Gerais. Jamais passou por sua cabeça tornar-se atriz, até que, em 1920, conheceu o jovem diretor de cinema Humberto Mauro, vindo a contrair matrimônio.
Sua rápida estreia e passagem se deu no papel de Suzana, no filme O Tesouro Perdido, cuja atriz principal era Eva Nil, a Greta Garbo brasileira que abandonou as filmangens. Não poderia ter tido uma estreia tão boa pois o filme foi premiado com Medalhão Cinearte, de Melhor Filme, em 1927. A partir dai, Lola Lys voltou a ser Maria,dedicando-se aos três filhos que teve com Humberto Mauro. Lola Lys morreu em 10 de Setembro de 1988, em Volta Redonda, RJ, com 88.
O filme
O Tesouro Perdido foi o primeiro longa de expressão de Humberto Mauro, um dos pioneiros do cinema brasileiro. Nesta película ele é ator, a e se utiliza da família nas filmagens. Um tema convencional, este filme mudo tem como foco os desencontros de dois irmãos criados órfãos de pai. Quando completam a maioridade, cada um recebe a metade de um mapa, dai o título "O Tesouro Perdido".Além de Humberto Mauro e Lola Lys, o elenco tinha Bruno Mauro, Francisco Mauro, Alzir Arruda, Pascoal Ciodaro, Máximo Serrano.
Dados do filme: Duração: 50 minutos, ano 1927, Brasil, Preto e Branco.
Sobre atriz Eva Nil> http://agenciafm.blogspot.com.br/2011/07/eva-nil-greta-garbo-brasileira.html
Sobre atriz Eva Nil> http://agenciafm.blogspot.com.br/2011/07/eva-nil-greta-garbo-brasileira.html

3 comentários:
Maravilha esta recuperação da história de nossas atrizes. Parabéns. Betina Viani
Adorei, PARABÉNS. Lady Francisco.
Muito interessante este trabalho na coluna 'cinema antigo', não conhecia este veículo. Boa ideia.
Renato Bruno.
Postar um comentário