Páginas

quinta-feira, 19 de janeiro de 2017

Morre ministro do STF Teori Zavascki

Morre ministro do STF Teori Zavascki,68 anos, em acidente aéreo no Rio de Janeiro. O presidente da República, Michel Temer, além de fazer homenagem ao ministro, decretou luto oficial por três dias. 

Queda de um bimotor nesta quinta-feira, 19, mata ministro do Supremo Tribunal Federal (STF)  Teori Zavascki. O ministro estava  no litoral de Paraty/Rio de Janeiro, quando chovia muito forte na região no momento da queda da aeronave. O filho do ministro,  Francisco Prehn Zavascki , confirmou nas redes sociais que seu pai estava a bordo. 

Logo em seguida veio a confirmação pelo Corpo de Bombeiros: "o ministro do Supremo Tribunal Federal Teori Zavascki faleceu vítima do acidente aéreo em Paraty, no litoral sul do Rio, na tarde desta quinta (19). Ele deve ser velado no STF e será enterrado em Santa Catarina.

O aeroporto informou que o avião saiu de São Paulo e caiu a 2 km de distância da cabeceira da pista. De acordo com a FAB, quatro pessoas estavam a bordo. A assessoria de comunicação da Infraero confirmou ao G1 que a aeronave prefixo PR-SOM, modelo Hawker Beechcraft King Air C90, decolou às 13h01 do Campo de Marte. A Anac informou que a aeronave estava com documentação em ordem até final de 2017. Morreram também Carlos Alberto Filgueiras, dono do Grupo Emiliano e Osmar Rodrigues, piloto do avião. 

Breve perfil

Filho de Severino Zavascki e Pia Maria Fontana Zavascki, Teori Albino Zavascki nasceu em 15  de agosto de 1948 na cidade de Faxinal dos Guedes, em Santa Catarina.

Graduado em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade de Direito da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Em 1972 passou a integrar o TRF da 4ª região de 30/3/89 a 8/5/03, também foi juiz do TRE/RS de agosto de 1991 até agosto de 1995. Atuou no STJ de 2003 entre novembro de 2012, quando foi nomeado para a ministro do STF.

No Supremo ele presidiu a 2ª turma no biênio 2014 à 2015 onde destacou-se. A partir do ano de 2014, assumiu a relatoria dos processos relacionados à Lava Jato. (Francisco Martins). 

Nenhum comentário: