Páginas

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Festival de Tribeca


Nesta edição do Festival de Tribeca, no Qatar, os filmes árabes são destaques este ano no festival redentor, que começa quarta-feira.

O filme "Yearning", da diretoa  Lina Alabed, trata das vidas das mulheres em Damasco e como abordam a liberdade individual em uma sociedade dominada pelos homens.

As mulheres estão ao centro de outros dois documentários esportivos que tratam dos tabus sobre atuação de mulheres no boxe na Tunísia "Boxing with Her" e da experiência de um time de basquete feminino no norte do Iraque "Salaam Dunk".

O festival terá a pré-estreia mundial de "Black Gold", filme com Antonio Banderas, uma história que se passa nos anos 1930, no boom petrolífero, sendo esta a primeira produção cinematográfica de peso rodada no Catar.

Já "Crayons of Askalan" recria a história do artista palestino Zuhdi al Adawi, encarcerado aos 15 anos no presídio israelense de Askalan. Catar lançou o festival como parceria entre o Instituto Doha de Cinema e a Tribeca Enterprises, que opera o Festival de Cinema Tribeca, de Nova Iorque.

O intuito do festival é de injetar nova vida em Manhattan após os ataques de 11 de setembro de 2001 que destruíram o World Trade Center, o Festival Tribeca já virou vitrine de filmes internacionais ambos com viés político. Os organizadores informaram que o evento em Doha visa fazer a mesma coisa também, usando o festival para chamar atenção para o cinema árabe.

Nenhum comentário: