Páginas

quarta-feira, 15 de junho de 2011

Campanha Nacional para doação de sangue

Foto: Ministério da Saúde /AgênciaFM
Campanha Nacional para doação de sangue busca alcançar quatro milhões de voluntários até 2012. Jovens de 16 e 17 anos e idosos de até 68 anos agora podem ser doadores de sangue.


Com o lançamento da campanha nacional “Essa corrente precisa de você. Doe Sangue” e a publicação de novo Regulamento de Procedimentos Hemoterápicos, estabelecido pela Portaria nº 1.353, do Ministério da Saúde, o governo federal pretende atingir quatro milhões de voluntários até 2012. O número representa 2,1% da população brasileira. O percentual da população envolvida atualmente com essa mobilização é de 1,9%. A portaria, publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta terça-feira (14), estabelece diretrizes voltadas ao aumento da segurança para quem doa e recebe sangue no País e inova ao ampliar a faixa etária para candidatos à doação.

A partir desta nova legislação, jovens entre 16 e 17 anos (mediante autorização dos pais ou responsáveis) e idosos com até 68 anos também poderão doar sangue no Brasil. Pela norma anterior, a doação era autorizada para pessoas com idade entre 18 e 65 anos de idade.

A expectativa é ampliar o volume de sangue coletado no Brasil, que, atualmente, chega a 3,5 milhões de bolsas por ano. Apesar da quantidade ser considerada suficiente, o objetivo é atingir os padrões recomendados pela Organização Mundial de Saúde (OMS), em torno de 5,7 milhões de bolsas de sangue anuais. Para o próximo ano, a meta é que o País registre quatro milhões de bolsas coletadas.

A ampliação da faixa etária é baseada em evidências científicas, comprovadas por estudos internacionais. Nos Estados Unidos, por exemplo, a Associação Americana de Sangue (ABB) já havia aprovado que jovens com idade entre 16 e 17 anos e também idosos com mais de 65 anos pudessem doar. Estas novas diretrizes relacionadas à idade dos doadores também já vigoram em países europeus.

Outra novidade, estipulada pela Portaria, instrui que não deverá haver, no processo de triagem e coleta de sangue, manifestação de preconceito e discriminação por orientação sexual (heterossexualidade, bissexualidade, homossexualidade), identidade de gênero, hábitos de vida, atividade profissional, condição socioeconômica, raça, cor e etnia. O novo regulamento é resultado de consulta pública instaurada pelo Ministério da Saúde, em 2010. A consulta recebeu 500 contribuições de especialistas do setor e da sociedade civil.

Meta – Atualmente, o percentual da população que doa sangue é de 1,9% e, segundo os parâmetros da Organização Mundial de Saúde (OMS), para manter os estoques regulares, é preciso que 1,5% a 3% da população doem sangue regularmente. O aumento de 65,3% dos casos de transplantes realizados no País entre 2003 e 2010, com necessidade de transfusão, está entre os fatores que fazem os hemocentros precisarem cada vez mais do insumo.

A campanha deste ano terá como meta conquistar voluntários regulares, que são pessoas que doam duas vezes ou mais no período de um ano. Além disso, tem como proposta envolver gradativamente as redes sociais e entidades parceiras a fim de mobilizar os jovens entre 18 e 29 anos, faixa que representa cerca de 46% do público doador.

QUEM PODE DOAR SANGUE

- Candidatos com aspecto saudável e declaração de bem-estar geral
- Idade entre 18 anos completos e 67 anos, 11 meses e 29 dias.

- Podem ser aceitos candidatos à doação de sangue com idade de 16 e 17 anos, com o consentimento formal do responsável legal.

- Em caso de necessidades tecnicamente justificáveis, o candidato cuja idade seja inferior a 16 anos ou superior a 68 anos somente poderá ser aceito após análise pelo médico do serviço de hemoterapia.

- Peso mínimo de 50 kg. Candidatos com peso abaixo de 50 Kg podem ser aceitos após avaliação médica e desde que respeitados critérios específicos estabelecidos na Portaria 1.353/2011.


ONDE DOAR

A pessoa que deseja doar sangue deve procurar um dos serviços da Rede Brasileira de Hemocentros (Hemorrede) que conta com 1.756 Agências Transfusionais; 300 Núcleos de Hemoterapia; 178 unidades de coletas e transfusão; 13 Centrais de Triagem laboratorial de doadores; e 66 Hemocentros Regionais.

http://www.saude.gov.br/
Disque Saúde 0800 61 1997

Nenhum comentário: