Páginas

quarta-feira, 18 de maio de 2011

20 milhões participarão da Olimpíada Brasileira de Matemática

 Foto: Governo do Estado do Espírito Santo
Olimpíadas dará ao aluno e escola premiada computador portátil.  Objetivo é estimular o estudo da matemática entre alunos e professores da educação básica da rede pública

Todos os alunos matriculados em escolas públicas brasileiras municipais, estaduais e federais podem participar da 7ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep). As inscrições podem ser feitas pelas escolas até 3 de junho na página eletrônica http://www.obmep.org.br/. No ato da inscrição, as escolas devem indicar quantos alunos irão participar da 1ª Fase da Olimpíada. Dados da coordenação da olimpíada, da última sexta-feira (13), mostram que 15.661 escolas estão inscritas, somando 7,5 milhões de estudantes.

A Obmep é promovida pelos ministérios da Educação e de Ciência e Tecnologia, realizada pelo Instituto Nacional de Matemática Pura Aplicada (Impa) com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM). O objetivo é estimular o estudo da matemática entre alunos e professores da educação básica.

Etapas - A olimpíada tem duas provas. A primeira, com 20 questões, será aplicada em 16 de agosto em cada escola inscrita. A correção dessa prova será feita pelo professor da turma, a partir de instruções e gabaritos elaborados pela Obmep. Serão classificados para a segunda etapa 5% dos alunos de cada escola, em cada nível, com melhor pontuação.

A segunda prova, com seis a oito questões, será em 22 de outubro, em centros de aplicação indicados pela Obmep. Nessa etapa, a aplicação dos testes e a correção serão feitas por educadores indicados pela coordenação da olimpíada.

Premiação - A lista dos premiados será divulgada em 15 de dezembro. Serão premiados 500 alunos com medalhas de ouro; 900 com medalhas de prata; e 1.800 com medalhas de bronze. Também serão premiados 127 professores dentre os que obtiverem o maior número de pontos, conforme o regulamento. O prêmio será um computador portátil com programas relacionados ao ensino da matemática. Serão premiadas, ainda, 81 escolas que receberão um computador portátil com programas relacionados ao ensino da matemática, e kit de projeção móvel (datashow e tela).

Edições anteriores - Criada em 2005, a Olimpíada Brasileira das Escolas Públicas cresce em número de participantes a cada ano. Em 2005 participaram da competição 31.031 escolas públicas, 10,5 milhões de alunos com representação de 93,5% dos municípios. Em 2010 foram 44.715 escolas, 19,6 milhões de estudantes e 99,6% dos 5.565 municípios. A expectativa dos organizadores é alcançar 20 milhões de alunos em 2011.(Fontes: Secom/Formas&Meios)


Níveis de participação:

Nível 1 - estudantes de 6º e 7º anos do Ensino Fundamental;
Nível 2 - estudantes de 8º e 9º anos do Ensino Fundamental;
Nível 3 - estudantes do Ensino Médio.

Inscrições:

Até 3 de junho
0800 616161
(21) 2529 5084

Nenhum comentário: