Páginas

sábado, 16 de abril de 2011

Moda da agricultura familiar é vendida em Mônaco

  Peças das artesãs do projeto Talentos do Brasil serão comercializadas em lojas de produtos ecológicos 
Desfile Talentos do Brasil Capital Fashion Week, Brasilia. Foto: MDA

BRASÍLIA -DF(BRASIL) -Vestidos e blusas de artesãs do projeto Talentos do Brasil serão comercializados em uma loja de produtos ecológicos e da economia solidária em Mônaco, microestado situado ao Sul da França, a partir da próxima semana. São peças dos grupos Florestas, do Amazonas, e Lã Pura, do Rio Grande do Sul. A venda é fruto da negociação feita pelo Talentos durante a feira de moda Prêt-à-Porter, que aconteceu na cidade de Paris, em setembro de 2010.

O grupo Florestas trabalha com a fibra de juta, cipó ambé e cipó titica, sementes, sobras de madeira e de látex com detalhes coloridos em chita. Com esse material, 39 artesãs de duas comunidades às margens do Rio Madeira e outra da cidade de Manicoré, a 390 quilômetros de Manaus, fazem bolsas, chapéus, acessórios e roupas. Os homens colhem o látex para produzir borracha e as mulheres aproveitam a sobra em delicadas peças de artesanato.

O grupo Lã Pura é formado por artesãs de dois municípios da Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul – São Borja e Uruguaiana. A matéria-prima é a lã de ovelhas e carneiros da raça crioula. A lã é tingida, fiada e transformada em xales, mantas, echarpes e vestuário. As artesãs gaúchas também usam crina de cavalo para a confecção de bijuterias e bolsas, com uma proposta que une o tradicional ao contemporâneo.

O projeto também começa a vender peças para a Inglaterra e já começou a negociar com Japão e Bélgica.

Programa - O Talentos do Brasil é desenvolvido pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). O projeto reúne cerca de duas mil artesãs e artesãos do meio rural de 12 estados brasileiros, organizados em 19 cooperativas que, juntas, integram a Cooperativa Nacional Marca Única (Cooperunica). O projeto possui um portifólio com mais de 1500 produtos.FONTES: Secom/Formas&Meios

Nenhum comentário: