Páginas

sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Pierre Verger: Andaluzia -1935


Antes de registrar um evento Pierre Verger busca evidenciar uma cultura. Por isso, um trabalho autoral impregnado de emoção.

Exposição fotográfica de Pierre Verger sobre Andaluzia, Espanha, mantém o olhar viajante do francês incansável. A mostra itinerante " Andaluzia, 1935" que faz parte do Ano da França no Brasil, apresenta imagens do acervo da fundação do fotógrafo franco-baiano, em Salvador,BA, e da Fundação Ceiba, Sevilha, Espanha. O tema da exposição é uma viagem feita por ele em uma bicicleta pela região da Andaluzia em 1935, data esta em que a Espanha era tratada como país periférico da Europa. Sendo, então, a Andaluzia um subúrbio espanhol, chamou atenção para retratar seus habitantes cuja beleza se distanciava do modelo de beleza européia, os gestos, olhares e expressões.

As imagens teem um certo caráter marcante haja vista que foram feitas pouco antes da Guerra Civil espanhola, 1936-1939; além de recuperar detalhes da região desconhecidos ou esquecidos. Mas, o ponto alto dos registros são as pessoas retratadas nas ruas em seu dia-a-dia; em procissões religiosas e os mercados. Dois grupos de imagens protagonizam esta mostra de Verger: Um é a arquitetura com sua paisagem urbana imponente e o outro em que aparecem pessoas. Mas, é na cena em que aparecem pessoas onde o talento do francês fica mais evidenciado, ele imprime sua marca como legítimo fotógrafo de rua ao buscar identidade com o fotografado. Foto acervo Fundação Pierre Verger. {Agência FM}.


Serviço

Avenida São João, 473
De 30/10 a 22/12
3* a dom., das 12h00 às 20h00
[11] 3397-0000
Grátis

Nenhum comentário: