Páginas

domingo, 11 de outubro de 2009

"Beatles to Bowie: The 60's Exposed

É uma mostra somente para os fãs ou para quem esteve envolvido na divulgação e na criatividade.



Exposição em Londres apresenta um recorte da década de 60 com retratos de artistas famosos "Beatles to Bowie: The 60's Exposed, entra em cartaz National Gallery, quarta-feira,14/10. Através dos retratos de artistas que frequentaram a parada musical, a mostra tem destino certo, os fãs que ficarão satisfeitos com o presente nostálgico.





Este é o papel da fotografia, contentar os que buscam por nostalgia, e as fotos expostas servem a isso muito bem, atenção especial aquelas cedidas e comemoradas por gravadoras e de suplementos de final de semana. Não esperem ver fotos casuais ou discretas; todas são posadas com cifrões sobrevoando as suas cabeças. Cliff Richard, David Bowie, The Shadows, Adam Faith entre outros. Tem fotos dos Beatles, em início de carreira que faziam entender e acreditar na inocência. Mas era apenas um estilo. A fotografia feita por David Bailey, de David Bowie, em 1964 o retrata como uma coisa animalesca. Neste mesmo ano, aparecem retratos dos Rolling Stones onde Jagger aparece em plena beleza, assim também Rudolf Nureyev.





Em 1965, o realismo sujo pop dá uma guinada e, destaca Gerry and the Peacemekers [destaque]em bela foto de Robert Whitaker pelas ruas de Liverpool. A vaidade do grupo The Who, que esperavam morrer antes de envelhecerem; Jimmi Hendrix envolto em sedas e cabeleira selvagem. Os The Beatles, em sua fase adulta e próximo da separação, aparecem sentados no chão com Yoko Ono bem na frente. Aliás, o grupo ocupa quase todo o espaço da mostra. Dependendo da forma de se olhar, até dá para se ter uma boa impressão da década de 60 e seus ídolos.

Nenhum comentário: