Páginas

terça-feira, 8 de setembro de 2009

Matisse ou uma miscelânea ?

Obra de Matisse é exposta pela primeira vez no Brasil, dentro do projeto “ Ano da França no Brasil” e no máximo, três obras importantes do artista como “Odalisca de Calça Vermelha” constam da mostra.

A mostra 'individual' do pintor e escultor francês Henri Matisse (1869-1954), está na Pinacoteca do Estado de São Paulo, a traz algo simplório da arte de Matisse, referência no século 20 que influenciou gerações de artistas. A exposição "Matisse Hoje" fica em cartaz até 1º de novembro, com 80 obras, esculturas, entre pinturas, desenhos, documentos pessoais, fotos e livros ilustrados pelo artista para importantes publicações. A exposição tem participação de outros cinco artistas franceses contemporâneos: Cécile Bart, Christophe Cuzin, Frédérique Lucien, Pierre Mabile e Philippe Richard, em um diálogo bastante ativo com o universo de Matisse. "Matisse Hoje" apresenta uma seleção de obras de pintores brasileiros: Rodrigo Andrade, Beatriz Milhazes, Paulo Pasta, Felipe Cohen e Waltércio Caldas e Dudi Maio Rosa. Os trabalhos integram o acervo da Pinacoteca do Estado, segundo eles, existe um confronto com a obra do artista francês.


Só na cabeça do diretor da pinacoteca. E nenhum dos brasileiros pintores precisam dessa carona, são consagrados em terra tupiniquim. Salvo engano, há uma tentativa de valorizar as obras. MAIS sobre Matisse http://formasemeios.blogs.sapo.pt/615581.html

Serviço

Pinacoteca do Estado - Praça da Luz, 2 - São Paulo
De terça-feira a domingo, das 10h às 18h00
Ingressos: R$ 6 e R$ 3 (meia-entrada) - grátis aos sábados
Até 1º de novembro
Mais informações: (11) 3324-1000

Nenhum comentário: