Páginas

domingo, 13 de setembro de 2009

Estreia: Pierre Verger nos Anos 30.



No próximo dia 15 de setembro, às 19h, no Palacete das Artes - Rodin Bahia será aberta a Exposição De um mundo ao outro - Pierre Verger nos Anos 30.


A exposição é resultado de um ano de pesquisa dos curadores Cláudia Pôssa e Alex Baradel. A mostra compreende os anos de 1930 e suas transformações culturais e sociais. Nesse contexto Pierre Verger tem os primeiros contatos com a fotografia e descobre um outro modo de viver e ver o mundo, bem diferente da vida que levava junto a sua família. Esse contato se dá através de amigos engajados no meio cultural efervescente da época e de sua própria curiosidade.


Na exposição será possível ver as primeiras fotos das viagens (à Polinésia, assim como a viagem ao redor do mundo, a primeira como fotográfo profissional) e de trabalhos realizados por ele em revistas e jornais, além de materiais produzidos pelos seus amigos Pierre Boucher, René Zuber, Emeric Feher e Roger Parry. A Exposição também vai apresentar um audiovisual com trechos da entrevista cedida por Verger ao programa Conexão Internacional, na década de 1980. Também a partir do dia 15 de setembro, serão apresentadas, na Aliança Francesa, algumas das fotografias feitas em Paris por ocasião da Exposição Universal de 1937.


Ainda na Aliança Francesa, dia 24 de setembro, às 19:30h, no Teatro Molière, os curadores da exposição irão conversar com o público sobre Pierre Verger e os anos 30."De um mundo ao outro-Pierre Verger nos anos 30" é uma realização da Aliança Francesa de Salvador, Fundação Pierre Verger e Palacete das Artes - Rodin Bahia com apoio financeiro do Fundo de Cultura do Estado da Bahia e Cultures France e faz parte da programação do Ano da França no Brasil.



Contamos com a presença de todos!! Fundação Pierre Verger

Nenhum comentário: