Páginas

terça-feira, 11 de agosto de 2009

John Constable - 1776 - 1837

Formas&meios lança nova editoria esta semana. Será uma sugestão com as 20 mais importantes pinturas de todos os tempo. Constable é um deles.
Vendia suas obras por preço vil. Seu talento foi descoberto no Salão de Paris, quando um comerciante cansado de comprar suas telas resolveu expô-las.

O inglês Jonh Constable dedicou-se às artes com todas vicissitudes. Doença, miséria, indiferença e humilhação pelas quais passou. Sua arte na Inglaterra era encarada como quase nada. Mas, durante 1/4 de século ele não mediu esforços para mostrar ao contrário do que pensavam os ingleses: ele tinha talento e sua arte valia muito. Seu genio foi reconhecido primeiramente na França, quando no Salão de Paris, em 1842 um comerciante particpou com obra compradas de Constable. Entre as obra adquiridas pelo comerciante, estava "O Carro de Feno" a mais celabrad tela de Constable. Essa tela, deu ao seu autor, o título de um dos maior es paisagistas de todos os tempos.

O pintor desprezava os constantes convites para participar de convençoes artísticas. Só pintava o que lhe agradava, e o que via todos os dias. Campos e bosques nas proximidades de sua aldeia. Ele mudou as formas de se pintar paisagens, antes dele, as paisagens eram pintadas a portasa fechadas em um ateliê, mostrando panoramas artificiosos. Constable buscou isnpiração na realidade viva da natureza.

Por tudo que já havia passado, Constable jamais poderia imaginar a dimensão que seu nome tomaria, imortalizado. Outra coisa que jamais poderia imaginar é que seria ele,Constable, o criador da escola Barbizon, de pintores naturalistas. A Barbizon, reunia em volta dela, uma constelação posteriores de pintores impressionistas. A obra-prima "Carro de Feno" consta do acervo da National Gallery, Londres.

Nenhum comentário: