Páginas

sábado, 15 de agosto de 2009

Goeldi: Luz Noturna

Gravador carioca ganha mostra relevante e oportuna na Avenida Paulista, São Paulo


"Luz Noturna" mostra apresenta bom conjunto das obras de Oswaldo Goeldi um dos mestres da gravura. São 60 xilogravuras com suas figuras solitárias e densas; nanquins, ilustrações para livros e jornais, algumas fotografias e objetos pessoais que elucidam um pouco mais a vida do artista. Entre as obras expostas estão 11 do Museu Nacional de Belas Artes, do Rio de Janeiro, e outras do marchand Maurício Buck e do próprio instituto. É uma mostra com uma apresentação mais livre da obra do artista. Lá pode-se ver seus temas preferidos como marinhos, pescadores e as figuras noturnas sempre presente em suas obras.

Oswaldo Goeldi {1895-1961}, filho do cientista suíço Emílio Goeldi, nasceu no Rio de Janeiro, e não somente tem sua arte reconhecida no Brasil mas também em vários países cujos museus e colecionadores importantes teem seus trabalhos nos acervos. Até o momento já foram catalogadas cerca de 2 mil criações do gravador, segundo a sobrinha-neta e diretora do Instituto Oswaldo Goeldi, Lani Goeldi, que assina a curadoria da mais importante mostra do gravurista. A mostra faz parte de medidas que visam tirar o artista definitivamente da gaveta, que sua obra chegue ao grande público. De São Paulo a exposição seguirá para Brasília,Curitiba,Salvador e Rio de Janeiro.

Opinião
Lani Goeldi pode até tirá-lo da 'gaveta' mas jamais o fará maior do que foi, apenas um gravador e ilustrador. Nunca poderá ser transformado em Tintoretto, Caravaggio ou Rembrandt. Ainda mais com a burocracia do site do gravurista cheio de faça contato para isso ou para aquilo.


Luz Noturna

Galeria Vitrine da Paulista
Av. Paulista,2.083
De 15/8 a 20/9
Terça a sexta-feira das 9h as 21h
Dom., das 10h as 21h
{11} 3321-4400
http://www.oswaldogoeldi.org.br/

Nenhum comentário: