Páginas

terça-feira, 14 de julho de 2009

“Viagem por uma São Paulo Alemã”,

Exposição itinerante comemora os 180 anos da imigração alemã em São Paulo, e suas influências na cidade como arquitetônica da igreja da Sé.


Mostra comemora os 180 anos da imigração alemã no estado de São Paulo, uma parceria entre no Club Transatlântico e o Instituto Martius-Staden. “Viagem por uma São Paulo Alemã”, conta história sobre a chegada dos colonos, as primeiras ocupações dos alemães, e também os empreendimentos que desenvolveram nos primeiros anos. Também serão mostrados os aspectos relacionados à Revolução de 24 e à Primeira Guerra Mundial, e como afetaram o dia-a-dia dos alemães e como se disseminaram por outros municípios do estado.

A mostra é fruto de uma pesquisa no arquivo do Instituto Martius-Staden, com um apanhado de biográfico em aproximadamente 91 mil pessoas de instituições e pessoas ligadas a instituições alemãs. Os dados dão conta de passagens curiosas, principalmente quanto a dinâmica da vida na Cidade de São Paulo, com a chegada dos novos moradores. Com seu dinamismo, os alemães impulsionaram escolas, instituições, hospitais e até cemitérios. Por exemplo o Instituto Martius-Staden, foi fundado em 1916, como uma associação de professores alemães, o Deutsche Schule {Colégio Alemão}.

A pesquisa realça algumas contribuições dos alemães à cidade como na construção e arquitetura, por exemplo os projeto arquitetônico do Viaduto do Chá e da Catedral da Sé; os bondes puxados por animais de São Paulo ao bairro de Santo Amaro e aponte do Carmo, a primeira no Rio Tamanduatei e em Santana, no rio Tietê. Na parte industrial, a cervejaria Antarctica e a primeira loja de departamento na Cidade de São Paulo, a Casa Alemã. Na ocasião, foi apresentado um selo comemorativo oficial dos Correios São Paulo-Alemanha: 180 anos em Grajaú, foi entregue oficialmente um Calçadão Cultural à comunidade.

A mostra é itinerante e deverá percorrer vários locais em São Paulo, por exemplo colégios, Humboldt,Imperatriz Leopoldina e Porto Seguro, o Memorial do Imigrante e igrejas. Também será levada a outros municípios. {Foto igreja da Sé por Maurício Cardim}{foto comemoração http://www.vereadorgoulart.com.br/

Rua José Guerra, 130 Chácara Santo Antônio
São Paulo SP Tel.: (11) 2133 8600 Fax: (11) 2133 8697.
http://www.clubtransatlantico.com.br/
Entrada é franca de segunda a sexta, das 9h00 às 22h00.

Nenhum comentário: