Páginas

sexta-feira, 19 de junho de 2009

Sinéad O’Connor: perdeu para grosseria

Cantora se diz religiosa e que não pretende voltar ao show business, entretanto continuam os pedidos para participar de festivais pela Europa, sem sucesso. Continua lutando contra o inimigo, ela mesma.



Totalmente desequilibrada, a cantora irlandesa Sinéad O’connor, no dia 3 de outubro de 1992, ao se apresentar em um dos melhores e mais assistidos programas no mundo, o Saturday Night Live, criaria mais uma polêmica, e, dessa vez enterraria sua carreira ou apenas ironia do destino. Após cantar “War”, ela lançou mão de uma fotografia do papa João Paulo II, e, além de rasgá-la, convocou o mundo a lutar contra o santo Papa “ Figh the real enemy”, disse Sinéad. A cantora estava no único auge de sua carreira com a faixa “Nothing Compares 2 U ” top ten absoluto. Ao término da música se quer sabia como retirar os fones de ouvidos. Seria a arrogância, seu desajuste emocional ou os deuses da música punira tamanho desequilíbrio da irlandesa.



De qualquer forma, quando percebeu que não mais conseguiria emplacar um único hit entre os 500 melhores na Europa, Sinéad O’Connor preferiu não dar o braço a torcer. A cantora assumiu “vou me retirar da música para poder cuidar melhor do meu espírito e de minha família”. O ato da revoltada irlandesa [qual o irlandês que não é revoltado], foi reprovado por jornalistas, autoridades religiosas entre outras. De lá para cá ela vem enfrentando grandes problemas profissionais por conta deste desatino. Não publicamente, houve qualquer tipo de contestação no Vaticano à ‘ex-musa’ , que amarga uma agenda vazia. O site é a única esperança de que algum dia alguém se lembre da sua existência. No momento acontece o maior festival do hemisfério norte, e nada da presença de O’Connor”. Não é que ela não queira participar não, é que ninguém a quer em seus eventos.

Sinéad Marie Bernadette O'Connor, nasceu em Dublin, em 8 de dezembro de 1966. Filha de um engenheiro e advogado, Sean O’Connor, e Marie O’Connor, é a terceira de cinco filhos. Toda sua vida foi pautada por reveses. Sua personalidade não livraria de sofrer abuso sexual na infância, tentou por duas vezes o suicídio, e em 2001 afirmou ser homossexual. Foi excomungada por lideranças protestantes irlandesas ao fundar e liderar uma seita.

Estreia

Sua estreia musical aconteceu em 1987 com The Lion and The Cobra, uma homenagem a mãe. Se apresentou nos Esatdos Unidos e Europa com boa repercussão. “I Don´t Want What I Haven’t Got”, não consegue destaque, que viria em “Nothing Campares 2 U”, composição de Prince, e lhe rendeu vários prêmios e liderança em vendagens. Mais uma tentativa com o álbum Universal Mother, obteve destaque apenas em países latino-americanos.



Insistiu com um novo disco “ Gospel Oak” onde a faixa Fire On Babylon alcança o top 200 no Reino Unido. Manteve-se em silêncio até 2000 quando lançou Faith & Courage”, cuja repercussão foi a dos anos em silêncio, ou seja, nenhuma. Desiludida da carreira por força de suas cabeçadas, reuniu dois jornalistas amigos para anunciar que teria se convertido a Igreja Tridente Latino, a mesma que lhe deu apoio no disco Universal Mother”. Nos últimos anos gravou apenas álbuns com canções folclóricas do seu país.




Nenhum comentário: