Páginas

segunda-feira, 15 de junho de 2009

Ambulatório para travestis e transexuais

Capital paulista ganha primeiro ambulatório para travestis e transexuais e deverá se tornar uma referência para a saúde pública no país.

O ambulatório foi inaugurado em 9 de junho e contará com profissionais especializados para atender esses grupos sociais, haja vista que essa classe sofre muito as dificuldades e demandas específicas. O ambulatório terá capacidade para 300 atendimentos por mês, com assistência integral a travestis e transexuais; atendimento especializado em proctologia, urologia, e endocrinologia, terapia hormonal com avaliação e encaminhamento para implante de próteses de silicone e cirurgia para redesignação sexual. As demandas foram estabelecidas com base nas solicitações mais recorrentes observadas nos serviços de saúde, que foram apontadas também pelos movimentos que atuam no setor. Segundo José Serra "Essa é uma comunidade que precisa desesperadamente de um atendimento integral de saúde e eles vão receber isso", afirmou o governador.
O centro também irá elaborar protocolos clínicos, avaliar tecnologias e modelos assistenciais e promover atividades integrando movimentos sociais. Será também um local de treinamento para profissionais de saúde nessa área de atuação. A orientação sexual e a identidade de gênero são fatores determinantes para a saúde, não apenas por implicarem em práticas sexuais e sociais específicas, mas também porque podem significar o enfrentamento cotidiano de preconceitos e violações de direitos humanos.
Com o novo ambulatório, os transexuais e travestis terão um lugar onde eles poderão ter a certeza e a tranqüilidade de que não serão discriminados de maneira nenhuma. “encontrarão uma equipe 100% preparada para atendê-los. É um estímulo para que eles possam cuidar melhor da saúde” considerou o Secretário de Estado da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata. O ambulatório ficará localizado no Núcleo de DST do CRT/Aids.

Serviço

Rua Santa Cruz, 81 Vila Mariana
Horário: segunda a sexta, das 14h às 20h.

Nenhum comentário: