Páginas

segunda-feira, 1 de junho de 2009

100 anos de Isaiah Berlin

Isaiah Berlin {Sir} nasceu em 6 de junho de 1909, em Riga, era uma referência para o pensamento liberal. Com seu pensamento liberal, tornava o mundo intelectual divertido e intensamente vivo. Sem opção, viveu seus últimos dias como um mediático.

Filósfo, político um dos principais pensadores do século XX, nasceu no seio de uma família judia, na Letônia. Por motivo a Revoluções de 1905 e 1917, sua família imigrou para o Reino Unido, quando tinha ele apenas 10 anos.
Fez seu estudo superior na Universidade de Oxford onde se graduou –se em 1932, no Corpus Christie College, e deu início sua carreira acadêmica como filósofo, e lá lecionou política social, obtendo maior destaque como historiador de idéias. Seu primeiro livro, Karl Marx [ biografia 1939]. Dentre outros livros publicados, Four Essays on Liberty, Against the Current, Vico e Herder; O Sentido da Realidade, Pensadores russos, Limites da Utopia: Capítulos da História das Idéias. Foi um ensaísta de grande personalidade entre os mais conhecido trabalhos estão The Hedgehog and the Fox [O Ourriço e a Raposa, 1948] e Two Concepts of Liberty[Dois Conceitos de Liberdade, 1958]. Aqui, ele examina a distinção entre duas interpretações do termo liberdade: liberdade negativa, ou ausência de impedimentos à ação do indivíduo; e liberdade positiva, ou presença de condições para que os indivíduos ajam de modo a atingir seus objetivos.

No Brasil Berlin teve os seguintes títulos publicados: Idéias Políticas na Era Moderna; Estudos Sobre Humanidade; O Sentido da Realidade e A Força das Idéias. Isaiah Berlin faleceu em Oxford, aos 5 de novembro de 1977 aos 88 anos. * Reportagem de Francisco Martins publicada na versão impressa de www.boston.com , edição de 31/05/09.
MAIS sobre Berlin: http://www.wolf.ox.ac.uk/.

Uma boa programação em homenagem ao filósofo será exibida no decorrer de 2009.

Nenhum comentário: