Páginas

quarta-feira, 6 de maio de 2009

“Eram duas caveiras que se amavam”

Projeto do anatomista alemão ‘Body Worlds’ está sendo exibido em Berlim e prometido para países e gera mais polêmica. Dessa vez ele simula cena de sexo entre dois cadáveres.

O alemão é um renomado anatomista mas se tornou mais conhecido pelo uso de cadáveres como concepção de obras de arte. Von Hagen volta a polemizar ao inaugurar em Berlim mais uma mostra sobre os estágios da vida humana, na qual inclui uma cena de sexo entre os cadáveres. A exposição é composta por mais de 200 cadáveres, que foram controvertido ao processo de conservação desenvolvido pelo próprio anatomista que define o método como "plastinação" inventado por ele nos anos 70. "O Ciclo da Vida" mostra os estágios da vida humana, desde o nascimento à velhice. Para isso ele usa cadáveres de recém-nascidos, pessoas idosas e adultos.
.
Posições

Na exposição, os corpos são colocados em posições de modo a reproduzirem cenas de das atividades humanas: alguns tocam instrumentos e outros praticam esportes como salto em altura. O ponto polêmico da exposição é a cena em que corpos masculino e feminino simulam uma cena de sexo que despertou críticas ferozes da chanceler ao professor de Teologia Rainer-Kamplig. “E uma falta de gosto repulsiva" e disse que "torce" para que o público boicote a exposição, declarou Ângela Merkel. "A Igreja Católica tem sido uma das maiores críticas das exposições realizadas pelo médico, que já passaram por diversos países. Mas, Von Hagen rebate as críticas "Morte e sexo são temas tabus. Eu coloco os dois juntos. A morte faz parte da vida, e sem sexo a vida não existe. Quanto ao casal de caveiras, Von Hagen diz que o homem tinha 51 anos e a mulher 58. “Não se conheciam em vida”, afirma o anatomista. Oito anos depois, a mostra volta à Alemanha, e fica em cartaz em Berlim até 30 de agosto. (Foto: Gunther von Hagens, Institut für Plastination, Heidelberg).Mais>http://www.bodyworlds.com/en.html
Outras exposições organizada pelo médico

Londres/ Inglaterra: até 24/ 09
Tampa /Flórida [EUA] até 14/06
San Diego/ Califórnia [EUA] até 4/10
Haifa/ Israel até 13/09

3 comentários:

Anônimo disse...

Somente uma agência de ponta apresenta notícias assim. Muito boa esta exposição uma pena que seja na Alemanha.

Mõnica Amaral Malheiros

Anônimo disse...

Somente uma agência de ponta apresenta notícias assim. Muito boa esta exposição uma pena que seja na Alemanha.

Mõnica Amaral Malheiros

Anônimo disse...

Será ético um tipo de trabalho como desse médico-anatomista.

Lourdes Maia