Páginas

sábado, 2 de maio de 2009

Ataulfo Alves - 100 anos

O sobrenome Alves foi herança da escravidão, pois vem da abastada e tradicional família de Miraí os "Alves Pereira" para quem Ataulfo Alves trabalhava. Não cedeu aos limites: foi eleito pelo inventor do colunismo social, Ibrahim Sued, como um dos dez homens mais elegante do Brasil.

Belo Horizonte – MG / Brasil [Agência FM] Nascido em 2 de maio de 1909, na fazenda Cachoeira, Ataulfo foi o primeiro cantor negro a fazer sucesso no País. Intérprete da canção de Mário Lago "Saudades da Amélia" Ataulfo Alves não era muito aceito na cidade natal, Miraí, em Minas Gerais. Somente em 1962, 20 anos depois do estrondoso sucesso fora convidado a entrar na sede do Clube Miraí. Na década de XX o sistema era muito rígido na região; brancos eram os donos dos cafezais e negros serviam apenas para trabalhos domésticos ou na terra. Com a transformação dos barões do café em coronéis a escravidão fora amansada, um pouquinho só, mas o ranço de racismo estava incrustado. As provocações racistas ele sempre reagia sem irritação, e preferiu responder com "Pequena Miraí" {"Meus Tempos de Criança"], um grande sucesso ao lado de "Mulata Assanhada", Atire a Primeira Pedra", sendo que " Leva Meu Samba",1941, foi o seu primeiro êxito como cantor. A partir daí, sucesso após sucesso: "Laranja Madura", Pois É" "Na Cadência do Samba" e "Você Passa, Eu Acho Graça" e outros.

Doméstico / secretário

Em sua vida fez de tudo um pouco: condutor de bois, lavrador, menino de recados e carregador de malas. Aos 16 anos mudou-se para o Rio de Janeiro como ajudante do médico e conterrâneo Afrânio de Rezende. Desempenhava diversas funções para o médico como doméstico e atendente do consultório. O trabalho não lhe agradava, então arranjou um emprego como atendente em uma farmácia. Morando no subúrbio de Rio Comprido, zona norte carioca, ele frequentava rodas de samba, e lá ele conheceu o compositor Bide, que lhe apresentou ao metiê musical. Em meados da década de 30 já era considerado um bom compositor. Foi também o expoente da União Brasileira de Compositores [UBC], sigla onde atuou inicialmente como 2* consultor e mais tarde [nos anos 40] chegou a cargos melhores. Não seria exagero dizer que a MPB tem como um dos pilares Ataulfo Alves, que começa a sair do esquecimento.

Comemorações

Para sábado, 2/5/09, data de seu nascimento do filho do 'capitão' Severino, uma estátua dele estará fazendo parte da paisagem da praça central de Miraí, cidade que atualmente tem 13 mil habitantes [ já foi 3 vezes maior] e é conhecida como a terra de Ataulfo Alves. O cantor já empresta seu nome em rua de Miraí, e a rodovia Ataulfo Alves, que faz ligação com Cataguases -MG. O memorial com documentação e informações sobre sua carreira, objetos como violão e paramentos encontra-se à disposição dos fãs e pesquisadores musicais. Um mausoléu para abrigar os restos mortais do cantor que serão trasladados do Rio de Janeiro, e colocados no mausoléu do antigo cemitério, e, por ironia do destino, ao lado dos mais ricos daquele município. Na ocasião das comemorações, o seu filho e herdeiro musical Ataulfo Alves Júnior se apresenta cantando repertório do pai.

Musical

A cantora e atriz Zezé Mota prepara um musical como homenagem aos cem anos de Ataulfo Alves, onde ela será diretora.

Disco

Segundo assessoria de Thomas Roth [Lua Music] em julho sairá um CD duplo em tributo ao cantor. Nomes de destaque deverão participar do projeto: Luiz Melodia, Fabiana Cozza, Simoninha, Beth Carvalho, Fafá de Belém entre outros. [Capa do disco de 1962]

Nenhum comentário: