Páginas

segunda-feira, 27 de abril de 2009

Caravaggio: vida e obra - DVD

Caravaggio conseguiu prender o espírito do retratado na tela. Derek Jarman mergulhou no espírito do pintor e realizou sua própria obra-prima. Tilda Swinton, maravilhosa.

Derek Jarman ao filmar Caravaggio, filmou também sua própria obra-prima. Arte sacra e mundana; homossexualismo; orgias, sucesso e queda do príncipe da Renascença italiana. A história de um dos mais importantes pintores da Renascença italiana "Michele" Michelangelo Merisi da Caravaggio, interpretado magistralmente por Nigel Terry [“Tróia” – 2004], tem sua breve história contada em flashbacks. O pintor relembra fatos de sua curta passagem como decepções na carreira; decepção com a arte; os últimos dias de vida e sua infância atribulada.
O diretor mergulhou no espírito destrutivo de Caravaggio, e suas amizades suspeitas como a de um Cardeal e a destrutiva relação com Renuncio, um viciado em jogo [Sean Bean - “007 Contra Goldeneye” 1995] porém muito atraente. A extraordinária Tilda Swinton [Oscar atriz Coadjuvante 2008] interpreta Lena, a namorada do jogador e paixão de Caravaggio. Toda a vida do pintor é esmiuçada por Jarman, que exibe as contradições entre as crenças religiosas e a verdadeira identidade sexual do pintor do século XVII.
O cenário escolhido nos remete a própria sensibilidade de Caravaggio. Permeado de tons azuis, atores 'escondidos ' atrás de luz de velas, criando efeitos misteriosos, assustadores. O filme revela também o cuidado que o pintor tinha na escolha dos modelos vivos. É apaixonante, é deslumbrante a forma como ele trabalhava com os modelos. A sutileza das cenas sacras e mundanas pintadas por Caravaggio são retratadas de forma ímpar. Da pose dos modelos à ' materialização' da pintura, carregadas por tons escuros. A paixão pela arte e os modelos o conduzem para queda final. É uma suntosa biografia para este lendário mestre da pintura. O elenco trabalha de forma integrada, como uma grande parceria onde todos se destacam nos respectivos papéis: Garry Copper, Una Brandon-Jones, Robbie Coltrane, Noam Almaz [Caravaggio quando criança], Nigel Davenport e outros. Filme arte e sobre arte: goste ou não de arte deverá ser visto. [Francisco Martins]

Legendas> Português
Drama: 88 minutos - 1986
Biografias: Sean Bean e Nigel Terry
Colorido: NTSC
Áudio Dolby 2.0

Nenhum comentário: