Páginas

terça-feira, 21 de abril de 2009

Camerata Darcos - no MCB dia 26/04

Camerata Darcos faz concerto de música clássica e romântica no Museu da Casa Brasileira.

Com 16 integrantes, a Camerata Darcos tem o violinista Paulo Paschoal à frente no concerto que faz domingo, 26 de abril, às 11h, no terraço do Museu da Casa Brasileira, da Secretaria de Estado da Cultura. Com Paulo Paschoal como regente e solista, a Camerata Darcos é formada por Leandro Dias (spalla); Hugo de Farias, Christian Sandu e Gheorghe Voicu (1º violino); Leandro Rosseto, Karen Crippa, Carolina de Morais e Paula Brunelli (2º violino); Wallas Pena, João de Pierrô e Bruno de Lucca (viola); Gustavo Lessa, Camila Hessel e Milena Salvatti (violoncelo); Carlos Gomes (contrabaixo). Repertório: Prelúdio da Bachiana Nº 4 (Villa-Lobos); Concerto para violino e orquestra Nº 2 Mi Maior, Allegro, Adágio, Allegro Assai (Bach); Romanza Andaluza (Pablo Sarasate); Melodie (Tchaikovsky); Danza Hungara (Brahms); Mourão (Guerra Peixe).
Desde sua fundação em 2004, a Camerata Darcos se dedica à formação de platéia para música de concerto, alcançando um trabalho artístico expressivo nestes cinco anos de produção. O projeto da orquestra é uma das principais ações do plano de música para os jovens instrumentistas, sendo um referencial da música erudita no estado de São Paulo. O repertório da orquestra abrange obras de todos os períodos - barroco, clássico, romântico, bem como peças de compositores modernos e contemporâneos, mantendo sempre a presença de autores brasileiros em suas apresentações. O grupo, além de realizar uma interação com os músicos locais, permite que estes se apresentem como solistas junto à orquestra, incentivando o desenvolvimento da música instrumental. A orquestra é formada por profissionais que nestes cinco anos de atividades atingiram uma produção de música de concerto de excelente qualidade, capacitando-os na área orquestral. Seu primeiro CD tem um repertório de música barroca, clássica e romântica.

O projeto Música no Museu está consolidado na agenda de São Paulo como uma alternativa de lazer que reúne música de qualidade em um cenário agradável: o terraço do Museu da Casa Brasileira, em frente ao seu jardim de 6.600 metros quadrados. Integrante do naipe de primeiros violinos da Osesp, professor no Instituto Baccarelli e diretor da Camerata Darcos, o paulistano Paulo Paschoal iniciou seus estudos de violino com seu pai. Depois ingressou no Conservatório, onde concluiu o curso de violino e venceu vários concursos. Prosseguiu seus estudos com os violinistas Alberto Jaffé, Eric Lehninger e Ayrton Pinto, com os quais deu grande ênfase ao repertório romântico e camerístico. Estudou também com os renomados violinistas Chaim Taub, Eric Friedman, Sidney Harth e Boris Belkin. Participou de diversas master class, recebeu orientação de Dimitry Sitkovetsky e Shlomo Mintz. Venceu em 1995 o Concurso para Jovens Solistas da Osesp.

Como solista atuou com a Osesp, Sinfônica de Sorocaba, Sinfônica de Santo André, Petrobrás Pró Música e Sinfônica Jovem do Estado de São Paulo. Aos 16 anos, foi spalla da Orquestra Sinfônica de Sorocaba, onde permaneceu por três anos, e da Orquestra Sinfônica de Santo André. Colaborou, ainda, com diversos grupos sinfônicos como a Orquestra Sinfônica Brasileira, no Rio de Janeiro. Participou dos CDs das Orquestras de Câmara Banespa e Santo André e da Osesp. Lançou dois trabalhos solos, no primeiro interpreta obras do compositor Niccoló Paganini e, no segundo, acompanhado por um grupo de choros executa composições de Abel Ferreira e Alexandre Guerra. Realiza turnês anuais pelos Estados Unidos, Europa, América Latina e Brasil. Foi professor da 4º Festival de Música nas Montanhas de Poços de Caldas, janeiro de 2003. As apresentações musicais do projeto Música no Museu, nas manhãs de domingo, já se consolidaram como uma agradável alternativa de lazer ao reunir música de qualidade num cenário encantador: o terraço do Museu da Casa Brasileira, defronte a seu surpreendente jardim de 6.600 metros quadrados.

Serviço


Música no Museu – “Camerata Darcos”Domingo, 26 de abril, às 11h Entrada franca

Duração: 60 min - Capacidade: 230 lugares
Local: Museu da Casa Brasileira – Terraço -

Av. Brig. Faria Lima, 2705 Tel. 3032-3727 - Jardim Paulistano
Site: http://www.mcb.sp.gov.br/

Visitação: de terça a domingo, das 10h às 18hIngresso: R$ 4,00 Estudantes R$ 2,00 Gratuito domingos e feriados
Acesso para pessoas com deficiência.

Visitas monitoradas: 3032-2564

Informações para a imprensa:

Menezes Comunicação Tel. 11 3815-1243 3815-0381 9983-5946Contato:Letânia Menezes/Silvana Santana/Luisa Riekes menezescom@uol.com.br Luisa Riekes
Av. Pedroso de Moraes, 631 cj 9305419-000 - São Paulo - SPtels. 11 3815-0381 / 7106-0018 - luisa.menezescom@uol.com.br

Nenhum comentário: