Páginas

segunda-feira, 27 de abril de 2009

Bob Dylan: "Together Throught Life"

Álbum do bardo norte-americano traz rock básico que gruda no cérebro como dor de dentes. É um retorno ao passado em alto estilo.

Em novo disco Bob Dylan busca por canções românticas, a começar pelo título "Together Throught Life" {juntos Pela Vida}, o bardo norte-americano prepara o espírito dos seus fãs, cujo disco começa a ser vendido hoje, nos EUA. É um retorno aos anos 1950 onde Dylan afirmou " é este meu tipo de som. Gosto do clima e da intensidade".
É um dos melhores disco de Dylan onde o som gruda no cérebro como uma dor de dente. O universo em que este Bob Dylan 2009 está inserido, nada mais na amenos do que na gênese dos discos de rock, gravado ao vivo, que nos remete aos trabalhos realizados na gravadora Chess, mais especificamente nos discos de Buddy Guy, John Lee Hooker Howlin' Wolf e da Gravadora Sun Records para Johnny Cash, Elvis Presley, Roy Orbinson, e Carl Perkins entre outros.

"Together Throught Life" tem 10 músicas sendo a faixa de trabalho "Modern Times" [Tempos Modernos] sucesso de 2006 retorna às rádios norte-americanas há quase um mês está entre as mais tocadas, ou seja, repetindo o sucesso. Uma novidade nesse recente CD é a duração das músicas. Ele trocou os habituais oito minutos por uma duração menor, entre três e cinco minutos. Apesar da sonoridade romântica, não traz baladas ao piano, é menos sofisticado do que o anterior. Ou seja, Dylan optou pelas guitarras em primeiro plano para melhor caracterizar os anos 50, algumas guitarras destorcidas.

A faixa inicial do CD, a maravilhosa 'Beyond Here Lies Nothin' apresenta sanfona e guitarra em constante duelo, como se um instrumento quissesse aparecer mais que o outro. "Life is Hard" é a prova de que, no bom sentido, a voz de Dylan continua cada vez pior. É como se as cordas vocais de Tom Waits tivessem sido transplantadas em Bob Dylan. "I Just Wanna Make Love With You" e "My Wife's Home Town" mais parecem plágios feitos pelo próprio cantor de tão parecidas que são. Um sucesso escrito por Wllie Dixon para a gravadora Chess , em 1954, "I Just Wanna" gravada por Muddy Waters soa muito bem em sua voz. O retorno ao passado segue por rocks básicos como "If You Ever Go to Houston", Jolene, "This Dream of You" e a lindíssima " I Feel a Change Comin' on".

Cantor: Bob Dylan
Gravadora: Columbia
Valor: R$ 30 [importado]
Cotação: *****-PLUS - [Excelente]

Nenhum comentário: