Páginas

sábado, 25 de abril de 2009

AO VENCEDOR, AS BATATAS!

Depois de se apresentar no Festival de Teatro de Curitiba, no Fringe, a Cia. da Galhofa estreia dia 1º de maio de 2009 o espetáculo Ao Vencedor, As Batatas! no Teatro Alfredo Mesquita (Av. Santos Dumont, 1770, Santana), com direção de Marcelo Braga (Ritual Íntimo, em 2008).

No primeiro final de semana (dias 1, 2 e 3 de maio) a entrada é franca. A temporada vai até 28 de junho de 2009. O espetáculo tem como ponto de partida o livro Memórias Póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis. No palco, quatro atores e um músico interpretam todos os personagens da trama, inclusive Brás Cubas, um "defunto-autor" que faz um balanço de sua vida. A proposta do grupo é levar ao público o estilo seco, discreto, surpreendente e bem humorado do autor. A montagem revela todo o cinismo e ironia do estilo “machadiano”. Sinopse Do túmulo, um “defunto-autor” examina sob forma memorialística a sua vida. Brás Cubas está interessado em recordar o passado e submetê-lo à análise e ao julgamento definitivo de seu significado.

Ao final de suas memórias faz um último balanço das perdas e ganhos de sua existência e manifesta a convicção de ter saído quite com a vida. Contudo, esta impressão de sair da vida sem “míngua nem sobra” se desfaz quando Brás Cubas dá-se conta que havia um saldo positivo a seu favor: “Não tive filhos, não transmiti a nenhuma criatura o legado da nossa miséria”. A Montagem, por Marcelo Braga “Em AO VENCEDOR, AS BATATAS! a Cia. da Galhofa não pretende recriar o livro nos palcos, mas sim, instigar a reflexão no público acerca de seu tempo, por meio da história de Brás Cubas, um autêntico “herói” brasileiro. Os 100 anos da morte de Machado de Assis, completados em 29 de setembro de 2008 nos impulsionaram a retomar a obra “machadiana”, pois nos seus romances, crônicas, contos e poemas não estão somente o texto agudo, afiado do mestre da língua, mas também sua visão de mundo crítica e irônica, e ao mesmo tempo cínica e apaixonada”. Figurino, Música e Cenário Os quatro atores e o músico, presentes o tempo todo no palco, vestem o mesmo figurino, contextualizado no final do século XIX. Em cena, todos são Brás Cubas. Todos são também os outros personagens que são compostos a partir da utilização de adereços como lenços, perucas e chapéus. Com um violino ou uma escaleta, o músico apresenta um repertório que vai do clássico ao contemporâneo e no cenário o público verá a transmutação de guarda-chuvas, usados como baldes, cavalos, seres mitológicos, armas, casas... Diretor Marcelo Braga. Ator e diretor formado pela Escola de Arte Dramática - EAD/ECA/USP, fez o Curso de Interpretação e Formação de Atores e Cantores – FUNARTE, coordenado por Myrian Muniz. Atua também como professor de Interpretação e Montagem Teatral na Faculdade Paulista de Arte – FPA e recentemente, em 2008, dirigiu Ritual Íntimo, de João Silvério Trevisan, no Centro Cultural São Paulo e Teatro Satyros 1.

Ficha Técnica Autor:
Machado de Assis
Direção: Marcelo Braga
Dramaturgia: João Innocêncio
Elenco: Alessandra Parmagnani, Fábia Leite, Felipe Alves, Jéssica Prioste, Naloana Lima e Renato Nascimento - Músico: Celso Amâncio - Iluminação: Alessandra Parmagnani
Operação de Luz: Angela Valentin - Figurino: Tânia Casttello - Espaço Cênico: Marcelo Braga
Produção: Cia. da Galhofa

Serviço Espetáculo: AO VENCEDOR, AS BATATAS!
Datas: 01 de maio a 28 de junho, sextas e sábados, 21h, domingos, 19h.
Preços: R$ 15,00 e R$ 7,50. - Dias 1, 2 e 3 de maio a entrada é franca.
Local: Teatro Alfredo Mesquita – Av. Santos Dumont, 1770,
Santana (Metrô Tietê/Carandiru). Gênero: Comédia
Duração: 70 minutos - Faixa Etária: 12 anos
A bilheteria abre uma hora antes do espetáculo
Reservas para escolas: Fábia Leite – (11) 9207.6025 –

Informações para imprensa:
Canal Aberto Assessoria de Imprensa
Márcia Marques - (11) 3798 9510 / 2914 0770/ 9126 0425

Nenhum comentário: